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Clubes paranaenses sobrevivem com parcerias

No início da semana o Toledo garantiu uma comissão e um time completo para a disputa do Estadual-09 com uma parceira com o São Paulo. Entre os jogadores que serão cedidos pelo clube paulista estão o lateral-esquerdo Alex Cazumba, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Figueirense e o meia-atacante Sérgio Motta, considerado por Muricy Ramalho como uma das promessas do clube paulista. O São Paulo bancará o salário dos atletas.

Já o Paraná Clube emprestou toda a comissão técnica (comandada pelo ex-zagueiro paranista Luciano Gusso) e alguns jogadores (das categorias de base e equipe B) para formar o elenco do Iguaçu. Os demais atletas serão cedidos pela LA Sports, empresa de marketing esportivo que montou a base do Avaí na Série B de 2008, antiga parceira do Tricolor. A parceria estabelece ainda que o Paraná ficará responsável em garantir o pagamento de parte dos vencimentos dos jogadores do time de União da Vitória.(A.B)

O menor clube profissional de Curitiba, o J.Maluceli, quer receber o apoio da maior torcida do estado e por isso vai se transformar em Corinthians. Para isso, vai usar o uniforme e o símbolo do Corinthians Paulista.

Da sociedade entre Corinthians e J.Malucelli pode nascer um novo clube: o Corinthians Paranaense. A idéia será discutida, na próxima terça-feira (13), em São Paulo, num almoço entre representantes dos dois clubes. Se o negócio for confirmado, a intenção é que o Timão do Paraná já dispute o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil em 2009.

"Teria de ser para esse Estadual e para a Copa do Brasil. Queremos estrear com a camisa, nome e torcida do Corinthians", revela o presidente de honra J.Malucelli, Joel Malucelli.

Animado com a parceria, ele explicou, em entrevista à Gazeta do Povo Online, que restam detalhes para o anúncio oficial do acordo. "O Corinthians está com a nossa proposta na mesa deles. Na semana que vem sentamos e já queremos apresentar a novidade."

Malucelli procurou o Corinthians motivado pela pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo, que confirmou que o Timão tem a maior torcida nos limites paranaenses. "Estava conversando com o São Paulo, pois tenho amizade com o diretor Marco Aurélio Cunha, mas o resultado da pesquisa nos fez ver que o Corinthians era a melhor opção", lembra o dirigente, que a partir daí abriu conversa com o diretor de marketing do corintiano, Luis Paulo Rosenberg, um dos responsáveis pela contratação de Ronaldo, o Fenômeno.

Com o mercado da bola inflacionado, ele acredita que a arrecadação dos jogos é a salvação para os clubes de médio e pequeno porte. Nesse critério, segundo ele, a sociedade seria um prato cheio. "Os clubes do exterior têm medo de investir alto nos jogadores brasileiros. O principal motivo é que muitos não se adaptam lá fora e, com isso, os clubes ficam no vermelho. A solução para os clubes menores sobreviverem, no Brasil, é um investimento sério em torcida", afirma o Malucelli, que já manteve contato com o presidente local de uma torcida organizada do Timão paulista.

Com a sociedade, apenas o nome fantasia seria modificado para Corinthians Paranaense. A razão social da empresa seguiria como J.Malucelli S.A. "As vantagens são muitas para os dois lados. Para nós, ganharíamos torcida pelo estado, o Corinthians teria prioridade na negociação de nossos jogadores e atletas de lá, não utilizados, viriam para cá."

Corrida contra o relógio

Caso se confirme a sociedade, a diretoria do Jotinha terá de correr contra o relógio para usar o nome e a camisa do novo clube na estreia no Estadual, sábado (24), diante do Paraná Clube.

Isso porque será preciso preencher alguns requesitos solicitados pelo Federação Paranaense de Futebol (FPF), como explica, o presidente da entidade, Hélio Cury. "A razão social tem de ser a mesma, não pode mudar. As modificações do nome fantasia, escudo e cores do clube precisam ser registradas em cartório. Se tudo isso for feito, não há problema".

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