• Carregando...
Kim Clijsters consegue voltar ao TOP 10 da WTA após título em Miami | Carlos Barria/Reuters
Kim Clijsters consegue voltar ao TOP 10 da WTA após título em Miami| Foto: Carlos Barria/Reuters

Duas ex-líderes do ranking, campeãs na Flórida e atravessando grande fase. A expectativa era de um jogo equilibradíssimo, mas Kim Clijsters não deixou. A belga atropelou Venus Williams em menos de uma hora (58 minutos) por 6/2 e 6/1, colocou fim na série de 15 vitórias da americana, e levantou pela segunda vez o troféu do WTA de Miami.

O título, terceiro de Clijsters desde seu retorno ao circuito profissional, em agosto do ano passado, garante a volta da belga ao grupo das dez primeiras do ranking. Ela sairá do atual 16º posto e ganhará seis posições, ultrapassando Marion Bartoli, Yanina Wickmayer, Flavia Pennetta, Maria Sharapova, Na Li e Samantha Stosur.

Campeã do torneio em 2005, a ex-número 1 do mundo agora tem no currículo 37 títulos. Entre as tenistas em atividade, ela é quem mais levantou troféus em quadra dura (28). Na Era Aberta (pós-1968) do tênis, ela só fica atrás de Steffi Graf (37), Lindsay Davenport (34) e Chris Evert (32).

Com a vitória deste sábado, Clijsters também igualou o retrospecto de confrontos diretos entre ela e a americana. Agora, em 12 duelos, são seis vitórias para cada tenista. A última partida entre elas havia sido nas quartas de final do US Open, no ano passado. Na ocasião, as duas trocaram pneus nos dois primeiros sets, e a belga saiu com a vitória (6/0, 0/6 e 6/4).

Domínio na devolução

Como no US Open, Clijsters começou melhor, errando muito pouco e levando vantagem nas trocas de bola do fundo de quadra. Sempre que Venus não encaixava seu primeiro serviço, a belga levava vantagem. Clijsters venceu os cinco primeiros pontos no segundo saque da rival e conseguiu uma quebra já no terceiro game.

A americana, então, passou a forçar o segundo saque, mas a tática não funcionou. Após cometer duas duplas faltas seguidas, Venus cedeu nova quebra no quinto game. Neste momento do jogo, Clijsters havia vencido todos os nove pontos disputados no segundo serviço da americana.

A campeã do US Open fechou o primeiro set em 6/2 e abriu a segunda parcial com uma quebra - cortesia de outras duas duplas faltas da americana. Venus, então, passou a nem conseguir mais encaixar o primeiro serviço (42% de aproveitamento no segundo set), e a partida ficou ainda mais fácil para a belga.

Irmã elogia Venus no Twitter

A atuação de Venus foi tão abaixo do esperado que Serena elogiou a calma da irmã. Durante o jogo, a atual número 1 do mundo fez o comentário no Twitter.

"Venus é uma grande campeã. Se fosse eu em quadra, já teria quebrado cinco raquetes. Ela deve ser admirada e posso aprender com ela".

Venus confirmou o serviço no quinto game, mas já era tarde para uma reação. Clijsters não diminuiu sua intensidade, continuou bem nas trocas de bola e, com nova quebra, selou o segundo set em 6/1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]