i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Luiz Augusto Xavier

Leonardo é o cara

  • Porluizx@gazetadopovo.com.br
  • 29/07/2012 21:09

Dia desses, o Globo Esporte fez uma interessante matéria sobre os centroavantes. Os camisas 9, para ser mais específico, posição carente entre os times paranaenses. Fui um dos entrevistados e me lembro de ter dito na ocasião que, dos disponíveis, só apostava em um deles: Leonardo.

O atacante do Coritiba tem, infelizmente, uma ficha corrida de seguidas interrupções por conta de lesões complicadas. E por isso não é considerado confiável por boa parte daqueles que hoje acompanham o futebol estadual mais de perto. Isso sem considerar (e não devem ser considerados mesmo) os milhares de "comentaristas esportivos" de redes sociais, que se expressam sem isenção e mudam de opinião conforme a variação do vento.

Fui pesquisar os arquivos de colunas publicadas nesses últimos anos, porque sempre expressei minha admiração por Leonardo. Desde os tempos de Paraná e achei aqui um texto ainda de 2007, criticando a diretoria tricolor ao se desfazer do atacante em plena campanha da Copa Libertadores da América – Leonardo foi para o Flamengo e, sem nome e sem padrinho, nunca passou de reserva.

Não o conheço pessoalmente, mas me parece ser um bom rapaz. Esclarecido, tem boa noção do que representa em campo e do papel do finalizador que lhe cabe. Passou mesmo por uma fase difícil de sequentes lesões musculares, mas a mais recente que sofreu foi pura obra do azar. Lá em Arapongas (e eu estava lá, transmitindo para a RPC TV), um zagueiro de dois metros e mais de cem quilos caiu em cima dele, causando uma séria lesão nas costas. Poderia ter sido com qualquer um, mas foi com ele, com consequências bem mais sérias do que se poderia imaginar e de lenta recuperação. Resultado: quando voltou, já sob desconfiança geral, não havia mais espaço e, convenientemente, foi parar na China.

Foi devolvido (o treinador não ia com a cara dele, explica), começou a treinar novamente e o Coritiba, carente de finalização, decidiu novamente apostar nele. Foi reserva em um jogo, titular em outros dois, disputou três partidas e já marcou três gols. Garantiu, diretamente, seis pontos importantes na classificação do campeonato brasileiro.

Eficiência

O torcedor sempre quer mais show e goleada. Mas gostei muito da vitória de ontem da seleção, em Manchester. A Bielorrússia estava disposta a não jogar e, mesmo perdendo o jogo, não abriu as duas linhas de quatro à frente da grande área. A solução para a vitória seria, então, paciência.

E os jovens brasileiros mostraram maturidade suficiente para deixar o tempo correr à espera da chance de lances individuais. E aí, em dois deles, decidiram a partida. Foram eficientes, garantiram o aproveitamento total, enquanto outras seleções ditas favoritas já escorregaram pelo caminho.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.