• Carregando...
Agência de notícias confirma o nome de Maradona no comando da seleção argentina | Reuters
Agência de notícias confirma o nome de Maradona no comando da seleção argentina| Foto: Reuters

Enquanto a Associação de Futebol da Argentina (AFA) fazia silêncio, Diego Armando Maradona, fiel ao seu estilo sempre polêmico, confirmou nesta terça-feira que será mesmo o novo técnico da seleção argentina. Depois de uma reunião com o presidente da entidade, Julio Grondona, o astro revelou que ainda faltavam discutir "alguns detalhes" sobre seu cargo, mas já falou como o substituto de Alfio Basile.

Maradona será o técnico, mas terá a companhia de dois profissionais de renome, montando uma espécie de triunvirato no comando da seleção. Carlos Bilardo, que foi o treinador da Argentina na conquista do título mundial em 1986, será o diretor e Pedro Troglio, atualmente no Cerro Porteño (Paraguai), trabalhará como auxiliar.

Assim como Maradona, Bilardo também confirmou a formação do trio que se ocupará de comandar a seleção argentina e prepará-la para a Copa do Mundo de 2010. Eles substituem Alfio Basile, que deixou o cargo no dia 16 de outubro, após a derrota para o Chile pelas Eliminatórias.

Antes do anúncio feito por Maradona e da reunião que sacramentou o negócio, o presidente da AFA, Julio Grondona, já tinha sinalizado o que iria acontecer, ao revelar a idéia de criar um "corpo técnico" - clara alusão ao trio que foi formado logo depois.

"O projeto de Julio (Grondona) para a seleção é o mesmo que o meu e o de Bilardo. Meu trabalho será acompanhar os jogadores e escolher os que estejam melhor", afirmou Maradona. "Vou escutar Carlos (Bilardo) para tudo. Ele vai me ajudar, porque não se pode deixar de lado um homem que sabe tanto."

Prestes a completar 48 anos - faz aniversário nesta quinta-feira -, Maradona sempre revelou o desejo de comandar a seleção argentina. Ao contrário do que aconteceu com Dunga no Brasil, ele já teve algumas experiências como treinador, apesar de terem sido bem curtas (trabalhou no Deportivo Mandiyú e no Racing, ambos no futebol argentino).

Apesar de ser o maior ídolo do futebol argentino, Maradona não era o preferido do torcedor para assumir a seleção. Em pesquisa realizada semana passada pelo jornal "El Clarín", o maior do país, 69,5% dos participantes disseram ser contra a presença do astro como treinador da Argentina.

De qualquer maneira, ele entende bem de seleção argentina, pela qual jogou 91 vezes e marcou 34 gols, entre 1977 e 1994. Além disso, foi o grande responsável pela conquista do título mundial em 86 e ainda chegou ao vice-campeonato na Copa de 90.

**********

E você internauta, o que achou da escolha de Maradona para a seleção argentina? Assim como Dunga, ele não tem muita experiência como treinador. Participe!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]