• Carregando...
Tonico defendeu o Coritiba em 12 temporadas | Arquivo / Os Helênicos
Tonico defendeu o Coritiba em 12 temporadas| Foto: Arquivo / Os Helênicos

Morreu na terça-feira (7) Antônio Motta Espezim, o Tonico, ex-jogador do Coritiba. Tonico era centro-médio (posição próxima ao atual ala da direita) e é considerado um dos melhores jogadores da história do clube.

Tonico nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 13 de fevereiro de 1914. Ainda criança, ele se mudou para Mafra, cidade na divisa com o Paraná. Lá, ele começou a carreira no Pery. Em 1940, chegou ao Coritiba, estreando na inauguração do estádio do Pacaembu, em São Paulo, quando Zequinha, defendendo o Coxa, fez o primeiro gol do local, mas o Palmeiras venceu por 6 a 2.

No Alviverde, Tonico alinhou por 12 temporadas até o fim da carreira em 1951. Pelo clube do Alto da Glória, conquistou cinco estaduais: 1941, 1942, 1946, 1947 e 1951. Ele era tido como marcador implacável pelo lado direito do campo e era um atleta extremamente disciplinado, sendo o primeiro premiado com o Belfort Duarte, em 1948. O Belfort Duarte era dado aos jogadores que não recebiam punição disciplinar por dez anos.

Tonico chegou a ser chamado para a seleção brasileira em 1942, mas nos treinos na cidade de Caxambu, em Minas Gerais, acabou sendo cortado por contusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]