Tonico defendeu o Coritiba em 12 temporadas| Foto: Arquivo / Os Helênicos

Morreu na terça-feira (7) Antônio Motta Espezim, o Tonico, ex-jogador do Coritiba. Tonico era centro-médio (posição próxima ao atual ala da direita) e é considerado um dos melhores jogadores da história do clube.

CARREGANDO :)

Tonico nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 13 de fevereiro de 1914. Ainda criança, ele se mudou para Mafra, cidade na divisa com o Paraná. Lá, ele começou a carreira no Pery. Em 1940, chegou ao Coritiba, estreando na inauguração do estádio do Pacaembu, em São Paulo, quando Zequinha, defendendo o Coxa, fez o primeiro gol do local, mas o Palmeiras venceu por 6 a 2.

No Alviverde, Tonico alinhou por 12 temporadas até o fim da carreira em 1951. Pelo clube do Alto da Glória, conquistou cinco estaduais: 1941, 1942, 1946, 1947 e 1951. Ele era tido como marcador implacável pelo lado direito do campo e era um atleta extremamente disciplinado, sendo o primeiro premiado com o Belfort Duarte, em 1948. O Belfort Duarte era dado aos jogadores que não recebiam punição disciplinar por dez anos.

Publicidade

Tonico chegou a ser chamado para a seleção brasileira em 1942, mas nos treinos na cidade de Caxambu, em Minas Gerais, acabou sendo cortado por contusão.

Veja também
  • Coritiba empata com Vitória em estreia emocionante
  • Dirigentes do Coritiba garantem "notícias boas" para sexta-feira
  • Coritiba contrata atacante do Bahia "para a base"
  • Decisão sobre permanência de Leo Gago no Coxa nas mãos do Vasco