• Carregando...

Na próxima semana, Curitiba passará por uma inspeção da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). O pente-fino será mais uma etapa para a definição das subsedes da Copa do Mundo de 2014. A Abdib é parceira do Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesse processo, avalia até dezembro a estrutura dos 18 municípios concorrentes. Depois disso, os técnicos irão cruzar os dados e concluir quais cidades melhor atendem os cadernos de encargos da Fifa.

"Vamos receber dia 14 deste mês um grupo de trabalho que fará um levantamento das necessidades de infra-estrutura que Curitiba precisará executar para o recebimento dos jogos, na parte de segurança, logística, ecologia", revelou em entrevista à Rádio CBN Curitiba o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia. Oficialmente, a CBF ainda não confirma a data.

Na entrevista, o dirigente atleticano comentou a possibilidade de o governo federal criar um "pacto da copa", prevendo investimentos especiais para as cidades que receberão os jogos do Mundial de 2014. "Têm estados que estão recebendo verbas para ampliação de seus aeroportos, mas nós não ganhamos absolutamente nada. Há a possibilidade do governo federal receber os governadores e prefeitos das cidades envolvidos no projeto para a criação do Pacto da Copa, que o governo pôs a disposição, estamos falando em investimentos de 100 bilhões de reais", disse.

Petraglia reafirmou que a escolha das dez cidades subsedes do mundial será baseada numa decisão técnica da Fifa e reforçou a importância de um engajamento de toda a sociedade e lideranças paranaenses para que o Estado não fique de fora do principal evento futebolístico do planeta. "Para trazermos a Copa do Mundo para Curitiba nós temos que fazer a lição de casa, cumprir as exigências do caderno de encargos, responder, assinar e ratificar os compromissos que já foram assinados em maio do ano passado", disse.

Divergências políticas não devem interferir

As divergências pessoais entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) não devem atrapalhar a candidatura Curitiba. O deputado estadual Alexandre Cury (PMDB-PR), um dos articuladores da campanha da cidade para 2014, garantiu, em entrevista à Rádio Band News, nesta quarta-feira (8), que a capital paranaense está seguindo passo a passo o caderno de encargos de Fifa e não acredita que problemas pessoais possam interferir na decisão das cidades indicadas para o Mundial.

"Estou muito otimista quanto à candidatura de Curitiba. As brigas políticas estão sendo deixadas de lado e tenho certeza que o Paraná vai ser sede da Copa do Mundo. Todas as etapas pedidas pela FIFA estão sendo cumpridas. Na semana passada, o governador Roberto Requião ligou para o presidente da CBF Ricardo Teixeira e teve a confirmação de que Curitiba segue firme com uma das candidatas à subsede do Mundial de 2014", reforçou o deputado.

Na segunda-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol emitiu uma nota no site oficial explicando que a escolha das sedes do Mundial será baseada em critérios técnicos e não serão levadas em conta divergências políticas ou pessoais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]