• Carregando...

Passado o susto com o mal súbito sofrido pela nadadora Rebeca Gusmão na manhã desta quarta-feira, chegou a vez dos destaques da natação voltarem as piscinas para as eliminatórias da 2ª etapa do Troféu José Finkel de Natação.

A atração da tarde desta quarta-feira foi a quebra de recordes de campeonato na prova dos 50m costas, tanto no feminino como no masculino. Guilherme Guido, do Pinheiros, marcou 25s87 e superou Alexandre Massura. Guido é o atual recordista sul-americano da distância, com 25s64, marca conquistada no Troféu Maria Lenk de maio deste ano.

- Eu larguei mal, fui muito fundo na piscina, e mesmo assim, consegui esta marca. Se fizer tudo bem na final de amanhã, acredito até na quebra do meu recorde sul-americano – disse Guido.

Fabíola Molina leva a melhor

Fabíola Molina, do Fadenp Clube-Esportiva São José/SP, também foi destaque e completou os 50 metros em 29s59, melhorando sua própria marca em exatos 20 centésimos. O melhor desempenho da nadadora foi no Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, em março passado, quando quase quebrou a barreira dos 29 segundos: 29s02.

A portuguesa Sara Freitas Oliveira, da cidade do Porto, que competiu pelo Pinheiros, obteve o melhor tempo nos 100m borboleta, com 1m00s89. A brasileira Daynara Lopes de Paula, da Unisanta, ficou com a segunda posição na disputa ao completar com 1m02s11. A recordista sul-americana da prova, a capixaba Daiene Dias, não está participando desta edição da competição.

No masculino, o melhor desempenho foi de Fernando Silva, do Pinheiros, que ficou a um centésimo de igualar o recorde de campeonato do ucraniano Denis Sylantyev, que fez 53s35, em 1999, quando nadou pelo Minas Tênis. O recordista sul-americano da prova e campeão pan-americano, Kaio Márcio de Almeida, da Unisanta, ficou na 2ª posição, com 53s92.

- Está todo o mundo cansado e eu não sou diferente. Logo após o Pan, eu precisei tirar duas semanas de férias, porque não estava agüentando. Fiz 53 alto e vamos ver se dá pra melhorar na final – admitiu o nadador paraibano.

Thiago Pereira disputa nesta quinta

Na primeira prova do dia, os 200m livre, as melhores performances ficaram com Paula Baracho Ribeiro, do Nikita-Sesi/PE, com 2m03s86, e Rodrigo Rocha Castro, do Minas Tênis, com 1m51s04. Já nos 400m medley, a recordista brasileira, Joanna Maranhão, do Nikita-Sesi/PE, e o recordista sul-americano, Thiago Pereira, do Minas Tênis, irão sair na raia 4 na final desta 5ª feira. Joanna terminou em 4m52s31, e Thiago, em 4m32s77.

A final da segunda etapa está marcada para esta quinta-feira, a partir das 10 horas, na Unisul, em Santa Catarina. As provas são: 200m livre F e M / 100m borboleta F e M / 50m costas F e M / 400m medley F e M / 4x50m livre F e M.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]