• Carregando...

Com a conquista de mais quatro medalhas de ouro e uma de bronze no domingo (17), o Brasil segue no segundo lugar geral no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Até aqui, foram 13 medalhas – cinco ouros, cinco de prata e três de bronze. Os EUA lideram, com 26 medalhas (11 de ouro, cinco de prata, dez de bronze).

O segundo dia de disputas foi perfeito para o nadador Cesar Cielo: duas provas, dois ouros e dois recordes da competição quebrados, nos 100 m livre e no revezamento 4x100 m livre, com Nicholas Santos, Bruno Fratus e Nicolas Oliveira.

Sobre o tempo de 47s84 na conquista dos 100 m livres, Cielo declarou: "Posso pensar no ouro ano que vem." Após o ouro nos revezamento 4x100 m, com o tempo de 3min14s65, o nadador voltou a falar em Londres 2012: "Esse revezamento está andando para Olimpíada como um grande time. Vamos tentar outro ouro para o Brasil [em Londres]", destacou o nadador.

Com tal desempenho, o brasileiro confirma que o mal-estar da antevéspera da prova, quando chegou a ir ao hospital para ser atendido por conta dos efeitos da altitude, não passou de um susto.

Antes de conquistar o ouro no revezamento, Cielo bateu o recorde que ele conquistara no Pan do Rio (2007) na final dos 100 m livre, para alegria do público mexicano, que lotou o Parque Metropolitano para ver o brasileiro. O nadador venceu a prova com 47s84. A marca anterior era de 48s79.

Na fase classificatória, compuseram o quarteto do revezamento o paranaense Henrique Rodrigues, Gabriel Mangabeira e Thiago Pereira.

O terceiro ouro do dia – e quinto do Brasil até aqui em Guadalajara – saiu com o tetracampeonato da ginástica artística no conjunto geral. Ao som de "My Way", de Frank Sinatra na série com bolas, e a trilha sonora do desenho animado "Rio" na seção combinada de arcos e fitas, as meninas deixaram para trás as venezuelanas, que ficaram com a prata, e as cubanas (bronze). A equipe é comandada pela londrinense Camila Ferezin e conta com duas paranaenses no conjunto: Dayane Amaral, de Curitiba, e Débora Falda, de Cambé. Fecham a equipe Jessica Maier, Luisa Matsuo, Eliane Sampaio e Drielly Daltoe.

No tiro esportivo, o bronze veio com o piloto da Força Aérea Júlio Almeida, que somou 675,2 pontos na final com a pistola de ar. Ele havia sido prata na mesma prova no Pan do Rio.

O tênis de mesa já assegurou pelo menos a prata para esta segunda feira, com a equipe masculina, que fará a disputa da final contra a Argentina. Pode ser a 10ª medalha de ouro de Hugo Hoyama em Pan-Americanos.

Quem também quer aumentar o número de ouros conquistados em Pans é a dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa, que quer o segundo título consecutivo. Na estreia, venceram com facilidade - 2 sets a 0 (21/5 e 21/16) – a dupla de Trinidad e Tobago Ayana Dyette e Elki Phillip.

Já na quadra, as meninas do vôlei feminino venceram a segunda partida no Pan, com facilidade. Bateram o Canadá por 3 sets a 0 em menos de uma hora (25/19, 25/12 e 25/10) e dedicaram o êxito à Jaqueline, que na partida da segunda-feira, contra a Republica Dominicana, sofreu um choque com a líbero Fabi. O resultado foi uma lesão na coluna cervical que a tira das quadras por dois meses, sendo ausência no Pan e no Mundial de novembro.

O Canadá também caiu frente aos brasileiros no handebol. Os homens seguiram o exemplo do time feminino e também golearam no jogo de estreia: 47 a 16.

Por outro lado, a equipe do adestramento no hipismo perdeu a chance de antecipar a classificação olímpica: ficou apenas no 5º lugar.

Frustração também no taekwondo,com Diogo Silva, na categoria até 68 quilos. O paulista tentava o bicampeonato, mas foi eliminado nas quartas de final ao perder por 6 a 4 para o americano Terrence Jennings.

No ciclismo, o paranaense Gregolry Panizo foi o penúltimo colocado, entre 14 atletas, na prova contra relógio. Ele espera ter melhor desempenho na sua especialidade, o ciclismo de estrada, no próximo sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]