• Carregando...
Neto espera nova chance para provar que tem condições de ser titular da meta atleticana | Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Neto espera nova chance para provar que tem condições de ser titular da meta atleticana| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Foi no dia 16 de agosto que o jovem goleiro Neto, de 20 anos, estreou com a camisa profissional do Atlético Paranaense. O jogo era válido pela 19ª rodada, exatamente no fecho do primeiro turno do Brasileirão. Agora, 19 rodadas depois, contra o mesmo Barueri – na última rodada do campeonato - ele pode ter a grande chance de mostrar o suas credenciais para almejar a camisa 1 do Furacão na temporada 2010.

A chance de pode mostrar serviço veio na rodada do último fim de semana. Contra o Botafogo, no jogo que garantiu o Atlético na 1ª divisão no próximo ano, ele foi chamado às pressas durante a partida para substituir o titular Galatto, que se teve uma indisposição e precisou abandonar a meta atleticana.

Com personalidade, característica que ele mesmo destaca como sua principal qualidade, Neto assumiu a meta e manteve as redes do seu time intactas até o fim da partida. "Eu acredito que foi uma participação, dentro do que foi exigido pelas circunstâncias, muito boa e segura", disse, por telefone, à Gazeta do Povo.

A indisposição estomacal que tirou Galatto do jogo contra o Botafogo não deve ser suficiente para dar uma nova chance ao jovem goleiro, mas a possível intenção de Lopes em testar opções já pensando em 2010 pode gerar nova oportunidade ao jovem goleiro. "Não posso afirmar que vou jogar. Minha vontade, é claro – como a de qualquer jogador – é estar em campo. Eu ficaria muito feliz em entrar e campo e ter uma sequência. Estou animado. Mas, caso não aconteça, estou sempre à disposição do professor Lopes e do grupo atleticano", refletiu.

No Atlético desde os 13 anos (no infantil, em 2003), Neto percorreu todas as categorias de base até chegar ao time profissional, em maio deste ano. "Vim subindo devagar, passando por todas as categorias, e sendo campeão de quase todos os campeonatos que conquistamos", revelou Neto, mineiro de Araxá, que mora em Rio Negrinho-SC desde os dois anos de idade.

Confiança de Lopes e troca de experiências foram fundamentais

Com contrato longo (vence só em 2014), Neto é só elogios ao "chefe" Antônio Lopes. Para ele, o aprendizado é unido. "Realmente é um aprendizado inédito para mim. Cheguei a trabalhar com o Geninho e também com o Waldemar Lemos, que é um excelente profissional. Mas meu primeiro jogo foi com o Lopes, um cara que me deu confiança. É experiente, tem títulos importantes com a seleção brasileira, ganhou Libertadores e outros campeonatos. Tento tirar muito proveito disso pra aprender", revelou.

Não só a experiência do técnico foi "sugada" por Neto. Para ele, jogar ao lado de jogadores como Paulo Baier, Marcinho e Rhodolfo, que apesar de não ser tão experiente, tem vivência com a camisa atleticana, é um privilégio. "A gente sempre brinca que futebol é troca de informações. Nós que somos mais jovens procuramos ouvir os outros e prestar atenção no que eles falam e fazem em campo".

Para Neto, o convívio com os companheiros de equipe também funciona muito bem para se amadurecer como atleta. "Galatto e o Vinícius, pro exemplo, já jogaram várias vezes no time de cima e procuro escutá-los", afirmou, lembrando que o companheiro de função tem jogado muito bem. "Não fosse o Galatto, que é um grande goleiro, poderíamos ter nos complicado em vários jogos".

Confiante, Neto destacou as qualidades que o credenciam a brigar por uma vaga no time titular. "Destaco-me pela boa comunicação que tenho com meus companheiros, pela personalidade e segurança. As vezes isso supera a própria técnica".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]