• Carregando...
René Simões foi convencido a ir para o banco de reservas por Dirceu Krüger, pelos assistentes técnicos e por Marcelinho Paraíba | Albari Rosa/Gazeta do Povo
René Simões foi convencido a ir para o banco de reservas por Dirceu Krüger, pelos assistentes técnicos e por Marcelinho Paraíba| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Alviverdes

Copa do Brasil

O Coritiba viajou ontem à noite para Alagoas onde, amanhã, enfrentará a equipe do CSA, às 20h30, no Rei Pelé. O jogo é o primeiro das oitavas de final da Copa do Brasil. Hoje à tarde, a equipe deverá fazer o reconhecimento do gramado do estádio.

Desfalque

Pedro Ken continua sendo desfalque para o Alviverde. O jogador não atuou no Atletiba por estar com amigdalite e também não viajou com o time ontem. Já Cleiton, Marcelinho Paraíba e Leandro Donizete estão suspensos no Paranaense, mas enfrentarão o CSA.

Manutenção

René Simões não deverá fazer alterações na equipe para a partida de amanhã. De acordo com o técnico, é preciso dar estabilidade ao time, o que só ocorrerá com a manutenção da escalação.

Sob sigilo, mala branca importância na rodada decisiva

O futebol vive cercado por dogmas. Tão verdadeira quanto a desgastada "clássico não tem favorito" é a história da mala branca. Sempre que um time chega à fase derradeira do campeonato precisando da ajuda de terceiros para ficar com o título – ou fugir do rebaixamento –, despacha imediatamente uma oferta financeira como forma de incentivar o co-irmão.

Leia a matéria completa

A vitória do Coritiba no Atletiba de domingo, por 4 a 2, começou a ser alinhava bem antes do apito do árbitro Edivaldo Elias da Silva. Muita coisa aconteceu nos bastidores do clube na semana que antecedeu o clássico até a mudança radical do time alviverde e o consequente triunfo na Arena. Quando René Simões surpreendeu a todos e apareceu no gramado para comandar a equipe – o técnico iria assistir ao jogo dos camarotes –, já estava iniciando o capítulo final de uma história tensa, de muitos mistérios e estratagemas, mas que, para o Coxa, teve final feliz.

As mudanças começaram a ocorrer na quarta-feira, antes mesmo da contratação do novo técnico. Enquanto os dirigentes do G9 recém-haviam chegado ao consenso sobre o nome de René, o interino Edison Borges decidiu mudar o time, colocando Pereira na zaga e Rodrigo Mancha como volante. René soube disso na noite posterior, quando ligou para o interino para informar que estava chegando e ver como estava o clima.

Na ocasião, o novo treinador ainda pretendia assistir à partida dos camarotes da Arena e só foi convencido a mudar de ideia no dia do jogo. Na hora do café da manhã, na concentração em Quatro Barras, ouviu o pedido dos auxiliares e Dirceu Krüger. Depois, falou com Marcelinho Paraíba para selar a decisão.

"Ele me perguntou o que achava. Eu disse que se eu, que sou rodado, ficaria motivado, imagine o resto do pessoal", contou o capitão.

Mas René precisava de uma maneira impactante para contar isso ao elenco. Pediu sigilo a Marcelinho e deixou a notícia para o fim da preleção, no vestiário da Arena. Na hora da reza, quando todos imaginavam que ele subiria ao camarotes, René surpreendeu.

"Quando fechou na hora da reza, ele falou que ia dar a cara para levar o bofete junto. Que ia para o pau com a gente. Se já estava bom com o que ele tinha falado antes, com isso então...", diz Marcelinho.

Outro fator determinate para o triunfo Coxa começou com um telefonema anônimo para um membro do setor de comunicação do Coritiba, por volta das 11 horas de domingo. Do outro lado da linha, alguém informava detalhadamente como fazer para se chegar à comemoração antecipada rubro-negra, que já estava no site oficial do Atlético antes mesmo de a partida começar.

A notícia não estava no índice nem na página principal, mas era fácil de achar: por um erro na programação, qualquer internauta que entrasse no último artigo veiculado pelo clube e clicasse em "próxima notícia" se depararia com um material que só deveria ser veiculado caso o Atlético vencesse o rival e o J. Malucelli tropeçasse em Rolândia.

Após ver que o artigo trazia até o resultado de um Atletiba que nem tinha ocorrido (2 a 1), além de declarações de atletas do Rubro-Negro, o funcionário ligou para a concentração alviverde em Quatro Barras e passou o link para o supervisor Paulinho Alves. Em cima disso foi a primeira parte da preleção de René Simões antes do Atletiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]