• Carregando...
A seleção brasileira ainda disputa o bronze em Pequim, mas Dunga já pensa nas Eliminatórias | Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo
A seleção brasileira ainda disputa o bronze em Pequim, mas Dunga já pensa nas Eliminatórias| Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo

Humilhada pela Argentina na semifinal, a seleção brasileira se despede dos Jogos de Pequim nesta sexta-feira (22). Após o fim do sonho do ouro inédito, o time de Dunga encara a Bélgica, em Xangai, às 8h (de Brasília), sentindo a obrigação de ganhar a medalha de bronze do futebol masculino para não deixar a China de mãos vazias.

A partida terá transmissão ao vivo RPC-TV e o acompanhamento lance a lance na Gazeta do Povo Online

- O Brasil tem que ganhar sempre. Quando se ganha já tem problema, quando se perde tem muito mais. Entrou em campo tem que ganhar. Tem que ter esse pensamento. Tem que ganhar treino, tem que ganhar tudo. Não tem outra forma – diz o técnico Dunga.

- Claro que a medalha de ouro vale mais e a de prata também, mas o bronze também é uma medalha e também conta - completa o lateral Marcelo.

Pentacampeã mundial, a seleção só conseguiu até hoje três medalhas em Olimpíadas. A maior foi a de prata, duas vezes: em 1984, com Dunga como jogador, e em 1988, com Jorginho. Em 1996, o time treinado por Zagallo ficou com o bronze, mas nem foi à cerimônia de premiação. Dessa vez, a CBF promete levar o time ao estádio Ninho do Pássaro, sábado (23), para receber a medalha caso vença os belgas após a final entre Argentina e Nigéria.

Na China, a equipe de Dunga fez a melhor campanha da primeira fase. Três vitórias, nove gols marcados, nenhum sofrido. O jogo mais complicado foi contra a Bélgica, rival desta sexta. Na estréia, o Brasil sofreu para fazer 1 a 0, gol de Hernanes.

Nas quartas-de-final, a seleção passou por Camarões, se vingando da derrota para os africanos em 2000. Após 0 a 0 nos primeiros 90 minutos, os brasileiros fizeram 2 a 0 na prorrogação.

A alegria acabou na semifinal. Contra uma Argentina motivada pela presença de Diego Maradona, o time de Dunga levou um chocolate: 3 a 0, gols de Agüero (dois) e Riquelme. Agora, Dunga tenta motivar seu time para buscar o bronze.

- Tem que ser homem. Tanto na hora de ganhar quanto na hora de perder é o mesmo discurso com os jogadores.

O técnico não terá o volante Lucas, expulso contra a Argentina, e deverá escalar Ramires no meio-campo. Rafael Sobis, que sofreu uma entorse no cotovelo, é dúvida. Alexandre Pato e brigam pela vaga para formar o ataque com Ronaldinho Gaúcho. Dunga se defendeu das críticas de que arma a seleção com um esquema defensivo demais.

- Jogamos da mesma forma, ganhamos a Copa América assim. Jogamos sempre da mesma forma.

Depois da partida em Xangai, Dunga vai anunciar a lista de 22 convocados para as partidas contra Chile e Bolívia pelas eliminatórias, nos dias 7 e 10 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]