• Carregando...
O boxeador Myke Carvalho (vermelho) foi um dos brasileiros derrotados no domingo | Reuters
O boxeador Myke Carvalho (vermelho) foi um dos brasileiros derrotados no domingo| Foto: Reuters

O domingo (29) não foi bom para grande parte dos competidores brasileiros na Olimpíada de Londres. Depois de conquistar três medalhas no sábado (28), marcando a melhor estreia do Brasil em Jogos Olímpicos, o dia foi de "ressaca" para o país. Os atletas nacionais não foram bem, perderam ou foram eliminados na maioria das disputas, como boxe, natação, esgrima, tênis, tiro e judô. As notícias positivas vieram dos esportes coletivos: futebol masculino, vôlei de praia, vela, basquete masculino e vôlei de quadra masculino.

Com isso, o país caiu no quadro de medalhas e terminou o dia na 8.ª colocação junto com Austrália e Húngria, com três medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze). Veja o quadro completo. No sábado, o bom desempenho havia deixado o país na 4.ª colocação. GALERIA: Confira fotos do domingo olímpico

O esporte com grande destaque no primeiro dia oficial de Olimpíada foi o judô com dois atletas no pódio. Porém, no domingo os dois judocas brasileiros que competiram não passaram da primeira luta.

Leandro Cunha, de 32 anos, perdeu para o polonês Pawel Zagrodnik na categoria até 66 kg. Sem conseguir encaixar os golpes, Cunha foi derrotado por um yuko, a pontuação mais baixa do judô. Érika Miranda perdeu no golden score para a sul-coreana Kim Kyung-Ok na disputa até 66 kg. A adversária conseguiu um estrangulamento e obrigou Érika a bater em sinal de desistência.

Outra decepção veio na ginástica artística feminina. Nenhuma das meninas no Brasil foi bem e passou para as finais, tanto no individual geral quanto nos aparelhos específicos. Para piorar, na disputa por equipes, o Brasil ficou com a pior nota e terminou em último lugar (12.º) com 161.295 pontos. Ginastas experientes como Daniele Hypolito, Ethiene Franco e Daiane dos Santos foram eliminadas.

Na natação, a equipe brasileira decidiu poupar o campeão olímpico Cesar Cielo e o país não conseguiu classificação para as finais do revezamento 4x100m livre pela manhã e ficou fora da disputa de medalha à tarde. Fabíola Molina, na terceira experiência olímpica, não passou das eliminatórias nos 100m costas. O catarinense Daniel Orzechowiski foi eliminado entre os homens na mesma prova.

O esgrimista Renzo Agresta foi eliminado na estreia dele na categoria sabre pelo alemão Wagner Benedikt por 15 a 6. Dono de dois bronzes nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011 e no Rio 2007, Agresta é considerado o principal esgrimista do Brasil.

Em outra disputa individual, Thomaz Bellucciperdeu para o francês Jo Wilfried Tsonga, número 6 do mundo, por 2 sets a 1 e está eliminado da disputa do tênis na Olimpíada. No sábado, o tenista já havia sido ficado de fora da disputa na competição de duplas.

O boxe só amargou eliminações. Robson Conceição foi derrotado por 13 a 9 na categoria até 60 kg pelo escocês Josh Taylor, que luta pelo Reino Unido. Myke Carvalho perdeu para o americano Errol Spence na categoria até 69 kg por 16 a 10.

O Brasil também não foi bem na prova do adestramento no hipismo. Os quatro cavaleiros brasileiros não conseguiram pontuação para ficar entre os líderes. O melhor deles foi Ruy Fonseca, apenas na 48ª posição, com 53,90 pontos perdidos montando Tom Bombadill Too. Ele foi o único dos brasileiros entre os 50 melhores.

Na prova de ciclismo de estrada, as três brasileiras não foram bem. Janildes Fernandes chegou a liderar a prova, mas acabou alcançada pelo pelotão com 15 minutos de prova. Depois, ela se envolveu em uma queda e abandonou. A irmã dela, Clemilda Fernandes completou a prova em 23º, com o tempo de 3h35min56s. A outra brasileira, Fernanda da Silva Souza, completou a prova acima do tempo-limite do percurso e não obteve classificação.

A carioca Ana Luiza Ferrão teve pontuação baixa e não passou da estreia da prova de pistola de ar de 10 metros. Ela ficou na 43.º colocação geral, com 367 pontos, superando apenas seis adversárias. Na próxima quarta-feira (1.º), ela disputa ainda as eliminatórias na categoria pistola de 25 metros.

Remo

O Brasil teve uma notícia boa no remo com a classificação de Anderson Nocetti, mas o país amargou ainda a última colocação na fase de classificação de Fabiana Beltrame e Luana de Assis durante a manhã deste domingo, com as provas disputadas no Lago Dorney.

O catarinense conseguiu a classificação na repescagem para as quartas de final na categoria skiff simples com o tempo de 7min07seg17. Já as brasileiras fizeram o tempo de 7min34seg37 na categoria skiff duplo. As duas irão disputara ainda a repescagem na terça feira (31).

Resultados positivos

As boas notícias deste domingo vieram com os esportes coletivos. O time masculino de vôlei do Brasilestreou bem com uma boa vitória sobre a Túnisia por 3 sets a 0, pelo grupo B da Olimpíada de Londres. O time enfrenta agora a Rússia na terça-feira (31) e, depois, Estados Unidos, Sérvia e Alemanha.

No futebol masculino, a vitória foi sobre a Bielorrússia por 3 a 1, em Manchester. O resultado confirmou a classificação para as quartas de final. A próxima partida é contra a Nova Zelândia na quarta-feira (1).

A seleção brasileira masculina de basquete também venceu, mas com resultado apertado. Na estreia do time, os atletas bateram a Austrália por 75 a 71. O próximo jogo é na próxima terça-feira (31) contra o Reino Unido.

A dupla de vôlei de praia Alison e Emanuelvenceu por 2 sets a 1 os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst, na estreia do grupo A. Eles enfrentam na próxima terça-feira (31) às 6h (de Brasília) Patrick Heuscher e Jefferson Bellaguarda, da Suíça. No feminino, Talita e Maria Elisavenceram com tranquilidade as holandesas Sophie e Madelein por 2 sets a 0. As brasileiras voltam a quadra na próxima terça-feira (31), às 16 horas (horário de Brasília), contra as alemãs Laura e Sara, ainda pela fase preliminar da olimpíada.

Vela

Os atuais vice-campeões olímpicos Robert Scheidt e Bruno Prada começaram a disputa pelo ouro em Londres com a liderança na classe Star. Eles venceram no Photo Finish e conseguiram um quarto lugar nas provas deste domingo. Com os resultados do dia, Scheidt e Prada somam apenas 5 pontos perdidos.

Ao todo, a vela olímpica tem 10 regatas, além da Meda Race (prova da medalha), que reúne os dez melhores. Nesta segunda (30), a partir das 10h05, acontecem mais duas provas. Os campeões serão definidos no dia 5 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]