• Carregando...
Neymar comemora o primeiro gol  brasileiro após cobrança de falta. | Miguel Schincariol/AFP
Neymar comemora o primeiro gol brasileiro após cobrança de falta.| Foto: Miguel Schincariol/AFP

O Brasil deu mais um passo para a sonhada e inédita medalha de ouro olímpico no futebol masculino. A equipe venceu a Colômbia por 2 a 0 na noite deste sábado (13), na Arena Corinthians, em São Paulo, e agora enfrenta na semifinal Honduras, que eliminou a Coreia do Sul por 1 a 0. A partida será na próxima quarta-feira (17), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

No outro lado da chave, a Alemanha encara a Nigéria, também na quarta-feira. Os alemães despacharam Portugal por 4 a 0, enquanto a Nigéria bateu a Dinamarca por 2 a 0.

Além da vaga, os brasileiros estabeleceram um novo recorde de vitórias na história do futebol olímpico. A seleção obteve a 33.ª vitória nas 12 edições que disputou dos Jogos. Em Londres-12, a seleção venceu os hondurenhos, por 3 a 2, nas quartas.

Como nas últimas partidas entre as duas seleções, o jogo foi marcado pela violência. No primeiro tempo, Neymar foi caçado em campo e quase deu origem a uma briga após revidar e cometer uma falta feia no adversário.

O tempo esquentou após Neymar revidar um entrada dura do colombiano fora do lance.Miguel Schincariol/AFP

Na Copa de 2014, ele fraturou uma das vértebras após sofrer uma falta de Zuñiga. Na Copa América-15, o ex-santista foi expulso no final da partida e ainda foi suspenso por quatro partidas por tentar agredir o árbitro.

O esquema com quatro atacantes voltou a funcionar. O gremista Luan foi o destaque da partida. Além do belo gol, ele deu criatividade ao time. Os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio também fizeram uma boa atuação. A defesa ainda não sofreu nenhum gol no torneio.

O confronto deste sábado (13) foi o primeiro entre os dois times na história olímpica. E justamente após uma confusão que o Brasil abriu o placar. Gabriel Jesus foi agredido por Palacios, mas o lance seguiu.

Pouco depois Neymar sofreu falta e o clima esquentou. Após amenizar o clima, o árbitro autorizou a cobrança e, aos 12 minutos, o camisa 10 brasileiro marcou seu primeiro gol nos Jogos após belo chute. Ele também quebrou o jejum de quase um ano sem fazer um gol pelo time nacional (foram oitos jogos em branco).

Com vantagem no placar, o Brasil passou a administrar o resultado. Nervosos, os jogadores dos dois times abusavam nas faltas. E o ambiente esquentou novamente aos 35 minutos da etapa inicial, após Neymar sofrer uma entrada forte fora do lance.

Neymar e Luan foram os autores dos gols brasileiros diante da Colômbia.Miguel Schincariol/AFP

Irritado, o craque do Barcelona partiu para o revide e cometeu uma falta por trás em Roa. A jogada gerou um tumulto generalizado, envolvendo até mesmo os reservas e membros da comissão técnica.

Neymar saiu com um amarelo, mas virou alvo de diversas faltas do time colombiano. Tentando retomar o controle do jogo, o árbitro distribuiu quatro amarelos para os colombianos.

A Colômbia voltou para o segundo tempo sem dois dos seus pendurados. Em seus lugares entraram Sebastián Perez e Miguel Borja, grande nome da Libertadores 2016 atuando pelo Atlético Nacional e algoz do São Paulo na competição. Borja incomodou um pouco a zaga brasileira, mas o goleiro Weverton pouco foi exigido.

Quando percebeu que estava perdendo o meio campo, o técnico Rogério Micale abriu mão do esquema com quatro atacantes, tirou o santista Gabriel e colocou o volante Thiago Maia para segurar os avanços do adversário.

A seleção brasileira continuou criando chances e aumentou o placar aos 38 minutos. Luan recebeu de Neymar, percebeu o goleiro rival adiantado e mandou um belo chute de fora da área para festa dos torcedores paulistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]