• Carregando...
Ben Ainslie é o segundo velejador a conquistar quatro ouros olímpicos | Pascal Lauener/ Reuters
Ben Ainslie é o segundo velejador a conquistar quatro ouros olímpicos| Foto: Pascal Lauener/ Reuters

Rival histórico de Robert Scheidt, o britânico Ben Ainslie conquistou dentro de casa, neste domingo (5), seu quarto ouro ouro olímpico, terceiro seguido na classe Finn. Ainslie assegurou o título ao ficar em um seguro sétimo lugar na regata da medalha. A prata ficou com o dinamarquês Jonas Hogh-Christensen e o bronze, com o francês Jonathan Lobert, vencedor neste domingo.

Ainslie travou uma acirrada disputa com Scheidt pela hegemonia na Laser, entre os anos 90 e início dos anos 2000. Em Olimpíadas, o duelo terminou empatado: ouro para Scheidt em Atlanta-96, ouro para Ainslie em Sydney-2000.

No ciclo olímpico seguinte, o britânico migrou para a Finn, na qual venceu as três edições seguintes dos Jogos. Agora, Ainslie divide com o dinamarquês Pol Elvstrom o posto de únicos tetracampeões olímpicos da vela. Elvstrom estabeceu sua série nos Jogos de Londres-1948, Helsinque-1952, Melbourne-1956 e Roma-1960.

Brasileiros

A brasileira Patrícia Freitas encerrou com um bom desempenho sua participação na classe RS:X feminino. A velejadora ficou em segundo e em oitavo nas duas regatas do dia. Contudo, o 13º lugar no geral deixa ela fora da regata medalha, marcada para terça-feira (7).

Na classe 470 feminino, a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminou uma regata do dia em sexto e outra em décimo. No geral, a embarcação brasileira é a quinta colocada, a 11 pontos da dupla que está em quarto lugar. Ainda restam quatro regatas até a definição das dez duplas que disputarão as medalhas.

Na RS:X masculino, Ricardo Winicki, o Bimba, conseguiu se classificar para a regata da medalha, mas não tem mais chance de subir ao pódio nos Jogos Olímpicos de Londres. Bimba terminou a primeira regata deste domingo em quinto lugar, mas chegou apenas em 18º na segunda.

Com isso, manteve sua posição no geral, o nono lugar, com 103 pontos perdidos, incluindo o descarte de seu pior resultado. A regata da medalha será nesta segunda-feira (6) e o máximo que Bimba alcançará será o nono lugar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]