Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasileirão

Paraná reencontra a vitória na despedida de Pintado

Tricolor vence o Flamengo em Uberlândia por 2 a 1 e quebra jejum de quatro jogos

America Ferrera interpreta "Uggly Betty" | Divulgação
America Ferrera interpreta "Uggly Betty" (Foto: Divulgação)

No seu último jogo no comando do Paraná Clube, o técnico Pintado prometeu uma vitória. E ele cumpriu a promessa. O Tricolor resgatou o bom futebol do início do Campeonato Brasileiro e, em duas jogadas magistrais de Josiel, fez dois gols no Flamengo, suficientes para dar a vitória ao time paranista depois de um jejum de quatro partidas sem vitória.

Mais artilheiro do que nunca, Josiel fala de confiança e Seleção

E o triunfo veio fora de casa, onde o Paraná ainda não perdeu na competição. Jogando como sabe melhor, com velocidade e nos contra-ataques, os tricolores envolveram a defesa carioca e em dois minutos, dois gols. Mesmo tendo maior posse de bola e uma grande torcida a seu favor, o Flamengo não teve forças para chegar ao empate, marcando um único gol, ainda no primeiro tempo.

Das arquibancadas, o novo técnico do Paraná, Gilson Kleina, observou a movimentação do seu novo grupo de trabalho, e provavelmente gostou do que viu. Vários jogadores, como o goleiro Flávio, o trio de zagueiros Neguette, Nem e Luís Henrique, além do volante Goiano e do atacante Vandinho calaram os críticos com uma boa atuação.

O resultado de 2 a 1 recoloca os paranistas no topo do Brasileirão, na 5.ª posição, com 19 pontos. Já o Flamengo segue na zona de rebaixamento, com oito, e nem mesmo com a entrada do atacante e ídolo rubro-negro Obina no segundo tempo, o time teve uma grande reação. Na próxima rodada, os cariocas vão até Porto Alegre encarar o Grêmio, enquanto o Paraná reencontra o Palmeiras de Caio Júnior.

Tricolor redescobre estilo de jogo

Em um jogo longe do Rio de Janeiro, é impressionante o número de torcedores que o Flamengo consegue levar para as arquibancadas. Mesmo em Uberlândia, no interior mineiro, a torcida incentivou a equipe mandante. Desta forma, era esperado que o Flamengo obtivesse maior posse de bola e pudesse ter mais chances de gol. Em alguns momentos do jogo, isso até aconteceu.

Mas no primeiro lance de ataque, o Paraná não chegou com perigo, mas deu mostras de que teria uma postura diferente dos últimos compromissos. E apostando no que sabe fazer melhor: nos velozes contra-ataques. Essa forma de jogar levou o Tricolor à liderança da competição nas primeiras rodadas, e mostra-se como o "caminho das pedras" para o clube na seqüência do Brasileirão.

É verdade que o atacante Leonardo (ex-Paraná) perdeu um gol incrível a um minuto, embaixo do gol paranista, mas o Flamengo não teve grandes pontadas na primeira metade do primeiro tempo. Mas aos seis, o goleiro Bruno quase colaborou, engolindo um frangaço, mas o arqueiro do Mengão fez a defesa em cima da linha. Mas entre descidas dos dois lados, o Paraná saiu na frente na qualidade de Josiel.

Primeiro, o atacante fez jogada individual, passou pela defesa e bateu de canhota, cruzado, sem chances para Bruno. Dois minutos depois, em cruzamento da direita, Josiel matou no peito, Vinícius Pacheco não conseguiu aproveitar, mas a bola sobrou para o artilheiro do Brasileiro chutar forte, no ângulo.

Depois desse apagão, o Flamengo pressionou, chegou a diminuir com Léo Medeiros de cabeça, mas nas demais oportunidades criadas, parou no goleiro Flávio, que deu a resposta aos seus críticos dentro de campo, salvando o Tricolor em vários momentos.

Passes errados atormentam segundo tempo

Mesmo com jogos a menos do que os adversários, o Flamengo só venceu uma em oito jogos. Assim, a meta era buscar o empate e partir para a virada de qualquer forma. Mas a equipe carioca logo parou nos próprios passes errados. O excesso de falhas nesse quesito minaram as principais descidas ofensivas dos cariocas no segundo tempo.

Já o Paraná procurou seguir da mesma forma, jogando nos contra-ataques, tentando fazer o terceiro gol para ficar mais tranqüilo na partida. Entretanto, a pouca calma e os passes errados, também do lado paranista, dificultaram a vida do Tricolor, que praticamente não levou qualquer perigo ao gol de Bruno nos 45 minutos finais.

O técnico Ney Franco ainda procurou modificar a postura flamenguista, sobretudo com a entrada do ídolo da equipe, o atacante Obina, ainda aos 14 minutos da etapa final. Porém, a não ser por chutes de fora da área que até assustaram o goleiro Flávio, o Flamengo não mostrou força suficiente para empatar.

Melhor para o Paraná, que voltou a vencer, para emoção de Pintado após o apito final de Leonardo Gaciba.

Confira a ficha técnica e os principais lances do jogo

Veja os resultados da rodada e os próximos jogos do Brasileirão

Acompanhe como está a classificação do Campeonato Brasileiro

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.