• Carregando...

Apesar do Paranaense de 2006 chegar ao fim com o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura, preso por sonegação fiscal de uma casa de bingo em Ponta Grossa, o campeonato transcorreu sem nenhum problema extra-campo. A única situação que gerou polêmica foi o gol "fantasma" do zagueiro Rodrigo do Rio Branco, contra o Nacional.

A bola passou por fora da rede, mas o árbitro Ito Dari Ranov e o auxiliar Paulo César Beskow confirmaram o gol. A situação colocou à prova a arbitragem paranaense novamente, ainda manchada pelo caso de manipulação de resultados que movimentou o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná em 2005.

No entanto, esse fato não tirou o futebol do foco do Campeonato Paranaense de 2006, que foi marcado pelo equilíbrio das forças do interior contra a capital. As equipes consideradas "menores", comparadas ao trio de ferro de Curitiba, conseguiram resultados históricos contra Atlético, Coritiba e Paraná.

A dupla Atletiba foi eliminada pela sensação Adap, de Campo Mourão, que conseguiu chegar à final pela primeira vez na história. Equipes como Iraty, do artilheiro do campeonato Leandro, com 18 gols, Rio Branco e J. Maucelli também fizeram boas campanhas e tiraram pontos preciosos dos "grandes" do estado.

Do trio de ferro, o Paraná foi a equipe que deu mais valor ao estadual e tinha como meta retomar a hegemonia do Paranaense, conseguiu com méritos e com sobras o título. O Atlético entrou como favorito, mas tropeçou nas próprias pernas e na instabilidade do elenco. Além da experiência européia que só tumultuou o ambiente e ficou restrita apenas ao marketing do clube.

O Coritiba entrou para testar jogadores para a disputa da Série B do Brasileiro, que começa no próximo sábado. Com uma equipe limitada conseguiu chegar às semifinais e viu que de todos os contratados apenas três se destacaram. Artur, Índio e Batatais.

O goleiro Kleber ficou na reserva de Artur durante todo o campeonato, mas vai estrear no Brasileiro, em virtude da contusão de Artur, e poderá comprovar que também foi uma das poucas contratações que "vingaram".

Restaram à Adap e ao Paraná, as duas equipes melhores preparadas da competição, decidirem o título. Tricolor campeão com uma vitória e um empate, e o caneco está em boas mãos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]