Dono de oito ouros nos Jogos Olímpicos de Pequim, Michael Phelps estreou no Maryland State Swim Championships com uma vitória nas 400 jardas medley, mas deixou a piscina pouco satisfeito. A competição foi, em sua maioria, contra adolescentes entre 15 e 17 anos. E o tempo de 3m39s01 fez com que o treinador dele, Bob Bowman, desse um sermão. O recorde mundial de Phelps na prova é de 3m35s98, em piscina de 50m.
"Não estou feliz. Não mesmo. Não estava focado como deveria. Eu deixei que outras coisas me controlassem, e eu deveria controlá-las. Esse é meu trabalho, minha profissão", disse.
Nem o fato de estar nadando de bermuda - os supermaiôs estão proibidos - fez com que o técnico amenizasse o discurso. Ele disse que a participação de Phelps foi um passo na direção errada. O americano se prepara para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
"Tudo o que fazemos nos treinos e nas competições é um passo adiante, mas hoje foi um passo para trás. Ele é o melhor do mundo quando está preparado. Quando você é veloz dessa maneira, precisa ser capaz de se preparar para ficar nesse nível. Ele precisa ser mais consistente no treinamento dele".