• Carregando...
No melhor estilo candidato em véspera de eleição, Vilson Ribeiro de Andrade distribui autógrafos e afagos à torcida. | Antônio Costa / Gazeta do Povo
No melhor estilo candidato em véspera de eleição, Vilson Ribeiro de Andrade distribui autógrafos e afagos à torcida.| Foto: Antônio Costa / Gazeta do Povo

O que toda a torcida coxa-branca já sabia se tornou oficial na noite desta segunda-feira (17), no jantar de comemoração de 102 anos do clube em um tradicional restaurante de Santa Felicidade. Já incorporando vários trejeitos de quem está em pleno ritmo de eleição, o vice-presidente Vilson Ribeiro de Andrade anunciou sua candidatura à presidência do Coritiba.

Diante de seu eleitorado, o homem-forte alviverde desde 6 de dezembro de 2009 – data da traumática queda para Segunda Divisão – evitou, no entanto, lançar mão de seu maior trunfo: a mudança do Couto Pereira para o Pinheirão.

"Tudo é possível", limitou-se a dizer sobre a negociação ainda incompleta que envolve a construtora OAS e a Federação Paranaense de Futebol (FPF), antes de emendar um discurso inflamado no centro do que parecia um palanque político.

As mãos que seguravam um papel com as diretrizes da fala logo passaram a desferir gestos bruscos para plateia que, por sua vez, gritava seu nome a cada deixa previamente pensada por Andrade.

A voz rouca e firme do dirigente com aparência afável sempre ia direto ao ponto. "Sim, eu serei candidato", bradou, em certo momento, para ser aplaudido de pé pelas duas mil pessoas que lotavam o salão (segundo a contabilidade do clube).

A provocação esportiva e institucional ao rival Atlético também ganhou espaço. "Somos bicampeões invictos. E sempre em cima deles", lembrou, subindo o tom de voz. "Não fizemos fusão, não pedimos esmola, nem somos gigolô do poder público", completou, para delírio dos presentes.

O comando de Vilson Ribeiro de Andrade no Coritiba é tão claro que até o sorteio de camisetas para os sócios foi conduzido por ele. Todos os cumprimentos da festa se dirigiam ao atual vice-presidente, que deu dezenas de autógrafos.

A eleição marcada para o próximo dia 10 de dezembro, porém, pode nem ocorrer. Até o momento não há concorrentes dispostos a disputar voto com Vilson.

"O processo é democrático. Confiamos na avaliação os sócios que votarão. Nossas propostas estão aí e nosso trabalho é o exemplo que conseguimos até hoje e tenho certeza que eles confiam no nosso trabalho e vão nos apoiar", terminou Andrade, que já deu início à construção de um novo centro de treinamentos e deve fazer o mesmo em um novo estádio. Desta vez, em silêncio.

Coxa lança plano de sócios de R$ 9,90

Além do tom político, a festa do aniversário de 102 anos do Coritiba também teve anúncios com relação ao futuro do clube.

Primeiro, foi lançada uma nova modalidade de sócio-torcedor. Por R$ 9,90 mensais, o plano – que é feito pela internet e pago com cartão de crédito – dá direito à compra prioritária de um meio-ingresso por jogo e participação em um clube de benefícios.

Renda extra que será usada na montagem do plantel para a próxima temporada. A base do elenco deve ser a mesma, com reforços pontuais e inclusive, a permanência de atletas que tem vínculo perto do fim.

"O Coritiba preza pela valorização do ser humano. Jamais podemos virar as costas para quem deu tantas alegrias ao clube. Todos terão a opção de ficar, se quiserem", confirmou Andrade, que comemorou a oficialização pelo Guiness Book, o livros recordes, a série de 24 vitórias consecutivas coxa-branca - a maior do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]