• Carregando...
Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila" | Divulgação
Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila"| Foto: Divulgação

O Paraná está na fase de grupos da Taça Libertadores da América. Jogando na Vila Capanema diante de 14.953 torcedores paranistas, os jogadores correram muito, suaram a camisa, e compensaram a falta de um jogador durante boa parte da partida para empatar com o Cobreloa (CHI) por 1 a 1 e garantir a passagem do Tricolor para o Grupo 5 da Libertadores. O Flamengo, o Real Potosí (Bolívia) e o Unión Maracaíbo (Venezuela) serão os próximos adversários do Paraná no torneio.

Vídeo: Assista aos gols da partida

Para conseguir fazer história, o Tricolor teve muito trabalho. O time chileno veio a Curitiba disposto e devolver a derrota sofrida em Calama, e começou o jogo com muita catimba para cima dos jogadores paranistas, que não entraram na violência dos visitantes. A única exceção foi o volante Goiano, que acertou um tapa em González e acabou expulso aos 27 minutos do 1.º tempo.

Mesmo atuando com um a menos, o Paraná não se intimidou e dominou todo o jogo, sem ser incomodado de forma mais incisiva pelo Cobreloa. O Tricolor se defendeu muito, e tentou vários contra-ataques. Josiel, o mais acionado, acabou cansando e deu lugar a Lima, que em seu primeiro lance assinalou a favor dos donos da casa. No fim da partida, quando os paranistas apenas trocavam passes e administravam a vitória, o Cobreloa conseguiu o empate com Mannara.

Mas era tarde. A noite era do Paraná Clube.

Tricolor manda no 1.º tempo, mesmo desfalcado

Com menos de um minuto, o Paraná chegou pela primeira vez com perigo. Gérson tentou de fora da área, mas a bola explodiu nos zagueiros chilenos. O maior domínio de bola do Tricolor só foi ameaçado no 1.º tempo em uma ocasião isolada. Aos quatro, González arriscou de longe e assustou Flávio. Um minuto depois, o mesmo jogador e o atacante Mannara se envolveram em uma confusão, a primeira da partida.

A catimba dos jogadores do Cobreloa continuou durante toda a partida. Até a primeira metade da etapa inicial, os jogadores paranistas não entraram no "jogo" dos Zorros, como são conhecidos no Chile os atletas do Cobreloa. Aos 15 minutos, Josiel cabeceou bem, no chão, mas o goleiro Hurtado foi melhor e fez ótima defesa. O mesmo Josiel perdeu, cinco minutos depois, uma nova boa chance para marcar.

Dinelson e Henrique ainda tiveram uma oportunidade cada para abrir o marcador, mas faltou pontaria. O Cobreloa não conseguia criar nada em termos ofensivos. Os chilenos passaram a ter mais espaço no meio-campo aos 27 minutos, quando Goiano chutou a bola contra um adversário e deixou a mão no rosto do jogador chileno. O árbitro Antonio Elias não hesitou e expulsou o volante.

Pressão do Cobreloa aumenta, mas o Paraná garante vaga

Na etapa complementar, os chilenos vieram com mais força em busca do gol de abertura do placar. Com quatro minutos, o Cobreloa teve três boas chances para fazer o seu gol, enquanto o Paraná passou a tentar encaixar contra-ataques. Até os 25 minutos do 2.º tempo, a única chance do Tricolor foi com Henrique, batendo de fora da área, mas a bola foi para fora.

Os Zorros ainda perderam uma chance com Díaz aos 15 minutos, e com Beausejour, que havia entrado a poucos instantes, aos 25. Dois minutos depois, o Paraná conseguiu falta na intermediária dos chilenos. O atacante Josiel, cansado, saiu para entrada de Lima. E o avante mostrou ter uma grande estrela na seqüência. Egídio cobrou falta e Lima não perdoou e mandou para o fundo do gol de Hurtado.

Aos 31, Joelson, outro que acabara de entrar no jogo, tentou da entrada da área e quase marcou. Depois disso, os paranistas passaram a administrar a partida e os visitantes, sem forças, não levavam perigo. Em um lance isolado, Mannara aproveitou bobeira da zaga e chutou, a bola desviou em Neguette e enganou Flávio. Mas nem isso abateu os paranistas e a torcida, que apenas aguardaram o apito final para comemorar.

Veja quais foram os principais lances de Paraná e Cobreloa

Confira algumas imagens do jogo pelas lentes do fotógrafo Pedro Serápio

Técnico Zetti já prevê os próximos desafios no Grupo 5 da Libertadores

Jogadores do Paraná destacam virtudes da equipe

PARANÁ CLUBE 1 x 1 COBRELOA

Local: Estádio Durival de Britto e Silva, Curitiba-PR.Árbitro: Antonio Arias (PAR)Auxiliares: Atilio Invernizzi (PAR) e Amelio Andino (PAR)Cartões amarelos: Mannara, Osorio e Bousejour (Cobreloa); Beto (Paraná Clube) Cartões vermelhos: Goiano (Paraná Clube) e Osorio (Cobreloa).Gols: Lima, aos 27 minutos e Mannara aos 43 minutos do segundo tempo.

Paraná - Flávio, André Luiz, Daniel Marques, Neguette e Egídio; Goiano, Beto, Gerson (Joelson) e Dinélson (Xaves); Henrique e Josiel (Lima). Técnico: Zetti.

Cobreloa - Hurtado, Osorio, Olguín, Fuentes e Pérez; González, Mannara, Ríos (Beausejour) e Díaz; Paredes (Aranguez) e Barrios. Técnico: Gustavo Huerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]