Hockenheim – Pensando na corrida e, principalmente, na disputa do título, a Ferrari se deu ao luxo de abrir mão da pole em Hockenheim. Depois de dominar o primeiro e o segundo blocos do treino oficial e ver a Renault ficar para trás, a equipe preferiu colocar mais gasolina nos tanques na terceira e decisiva fase.

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Assim, terá mais flexibilidade na estratégia do primeiro pit stop, cartada decisiva nas últimas etapas do campeonato. Mesmo com os carros mais pesados, a Ferrari foi bem. Michael Schumacher assegurou a segunda colocação no grid e Felipe Massa, o terceiro lugar.

A pole position ficou com Kimi Raikkonen, da McLaren, com 1min14s070, 0s135 mais veloz do que o alemão. Foi a nona pole do finlandês na categoria, encerrando um jejum de quase um ano – a última vez que largou na ponta foi no GP da Turquia, em agosto de 2005.

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Mas a melhor notícia para a Ferrari foi a queda da Renault. Coincidência ou resultado da supressão do amortecedor sob suspeita da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a equipe francesa fez seu terceiro pior treino do ano. Giancarlo Fisichella larga em quinto. Fernando Alonso, líder do campeonato, 17 pontos à frente de Schumacher, sai em sétimo. O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, será o sexto.

Acidente no começo

Logo no início do treino oficial, o norte-americano Scott Speed perdeu o controle do carro e bateu forte, ocasionando uma bandeira vermelha, que paralisou o treino. O norte-americano, que era apenas o quinto piloto a ir à pista, não sofreu lesões, e foi caminhando normalmente para os boxes.

Nas duas primeiras sessões, não houve grandes surpresas, e passaram para a superpole duas Ferraris, duas Renaults, duas McLarens, duas Hondas, uma Toyota e uma Red Bull.

Na superpole, Pedro de La Rosa, em um momento de desatenção, jogou o carro para cima de Ralf Schumacher, provocando uma colisão leve que levou os dois carros para o box, mas não ocasionou bandeira vermelha. Schumacher também chegou a cambalear e quase saiu da pista, mas retomou o controle do carro a tempo de evitar maiores problemas.

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Após a definição do grid, os ferraristas estavam contentes com o resultado. "O importante é que a gente consiga estar de novo à frente da Renault. Eles são nossos principais rivais’’, disse Massa.

Visivelmente satisfeito, o heptacampeão também deixou claro que a perda da pole não foi resultado de nenhum problema. "Estamos vivendo dias perfeitos. É bom estar na primeira fila, mas é claro que eu preferia estar na pole no meu GP em casa".

Alonso não se deu por vencido. E fez questão de revelar que também fez um treino pensando na estratégia. "Temos algumas voltas no bolso. Acho que estou carregando mais gasolina que os outros’’, disse o atual campeão à TV espanhola.

No último treino livre para o GP, ocorrido antes do treino oficial de ontem, Klien havia sido o melhor. Barrichello ficara em 3.º lugar, Massa em 4.º, Schumacher em 9.º e Alonso em 11.º.