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A Renault anunciou ontem que continuará na Fórmula 1 em 2010, desmentindo as especulações sobre sua saída da categoria. Para não deixar o Mundial, no entanto, a montadora francesa teve de vender a maior parte de suas ações ao grupo de investidores Genii Capital, baseado em Luxemburgo.

A montadora e os investidores ainda não divulgaram detalhes técnicos do acordo, mas já é certo que Gerard Lopez – presidente do Genii Capital – terá uma função na equipe. As operações técnicas devem continuar na fábrica de Enstone, na Inglaterra. Já está definido, também, que a Renault continuará dando nome à equipe, mesmo sendo sócia minoritária. A companhia também promete propor medidas para tornar a Fórmula 1 menos agressiva ao meio am­­biente nos próximos anos.

"Tenho certeza de que o entusiasmo e o conhecimento que eles (Genii Capital) têm de negócios tornará nossa equipe mais dinâmica", afirmou Bernard Rey, presidente da operação da Renault na Fórmula 1.

A parceria da Renault com o grupo de investidores, porém, pode fazer a montadora francesa perder seu único piloto confirmado para a temporada 2010 até agora, o polonês Robert Kubica. O empresário de Kubica, Daniele Morelli, confirmou que existe a possibilidade de rescisão de contrato de seu cliente com a escuderia.

"Nossa reação diante da parceira foi positiva, mas pedimos mais informações. Queremos saber quem está por trás do Genii Capital e quem exercerá as funções dentro da equipe. As cartas mudaram com relação ao contrato que assinamos, e é preciso que a Renault nos dê todas as informações", disse o empresário à BBC. "Precisamos de um tempo, de pelo menos alguns dias, para avaliar essa nova situação. Só depois poderemos to­­mar uma decisão sobre a permanência ou a saída dele da equipe", afirmou Morelli, que se mostrou preocupado também com o atraso dos preparativos da equipe para o Mundial de 2010. A Renault confirmou que continuará fornecendo motores para a Red Bull.

Regulamento

A Fórmula 1 terá uma mudança importante no regulamento de testes a partir de 2010. Na próxima temporada, pilotos que estrearem durante o campeonato terão direito a um dia de treinamentos para melhor adaptação ao carro, desde que obedeçam a dois requisitos: a pista deve estar fora do calendário da categoria e o piloto não pode ter disputado GPs nos dois anos anteriores.

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