Oscilação. Não há melhor palavra para definir as temporadas de Ricardo Zonta na Stock Car. O piloto, com histórico de títulos em fórmulas e no turismo europeu, viu vitórias e a chance de chegar ao playoff baterem na trave nos últimos dois anos, principalmente por problemas técnicas, disciplinares, ou ainda a sua participação em outra categoria, a americana Grand-Am Series. Ciente de que pode levar vantagem com as mudanças deste ano, Zonta promete se focar na Stock.

CARREGANDO :)

"Quando começou o campeonato do ano passado eu tive resultados positivos nas duas primeiras provas. Na estreia perdi o campo em Interlagos e me tiraram uma vitória certa. Em Curitiba largamos com os dois carros entre os dezm porém eu e o Ricardo (Sperafico) tivemos problemas. Ai fui correr na Grand-Am Series e só voltei no Rio de Janeiro. Neste período ficamos meio parados, sem desenvolvimento. Melhorou quando voltei, deu para ver que dá para brigar pelo título", comentou.

Além de piloto, Ricardo Zonta é proprietário da RZ Racing, o que aumenta a sua responsabilidade quanto aos resultados. "Tivemos um desenvolvimento quanto estive correndo com o time, o carro era novo no ano passado e era preciso um ajuste fino a cada corrida. Com isso conseguimos velocidade, ir bem em classificações e brigar por vitórias. A fiscalização também me prejudicou em outras duas etapas, mas neste ano quero brigar pelo título, a meta é fazer a equipe crescer", revelou.

Publicidade

Como tem um passado muito ligado aos monopostos, Zonta espera tirar proveito das alterações no Stock Car deste ano para obter uma constância em todas as etapas. "Vai dar para ser até meio segundo mais rápido com o novo pneu, que é do mesmo fabricante (Goodyear). O motor vai subir 70 cavalos, vai mudar a distribuição de peso do carro, então acho que posso me destacar por conta disso. Neste ano quem correu de fórmula antes poderá tirar proveito", analisou o piloto.

Sobre o possível companheiro, Ricardo Zonta diz que está em negociações, mas adianta que pode ser um paranaense como ele. "Temos prioridade junto a alguns pilotos experientes, mas não há nada fechado. Depende de patrocinador mesmo", finalizou.