• Carregando...
 |
| Foto:

Com a esperada vinda nesta quinta (16) do uruguaio Santiago García, o El Morro, o Atlético tentará provar que a busca por reforços nos países vizinhos vale a pena. Dos 17 atletas latino-americanos que atuaram pelo clube desde que o Brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, apenas dois caíram nas graças da torcida: os colombianos Ferreira e Valencia.

Agora, com a contratação do artilheiro do Campeonato Uru­­guaio, com 26 gols pelo Na­­cional, o Furacão tentará em­­pla­­car um terceiro nome nessa lista. A ideia do diretor de futebol, Alfredo Ibia­­pina, era trazer ontem o atacante de 20 anos para o Brasil. Porém as negociações relacionadas à forma de pagamento – à vista ou a prazo e se a porcentagem comprada será de 40% ou 50% – fizeram com que o dirigente ficasse mais um dia em Mon­­tevidéu.

Com isso, Ibiapina aproveitou para assistir a final da Libertadores en­­tre Santos e Peñarol, realizada na noite de ontem. O Rubro-Negro tam­­bém tem interesse em Marti­nuc­cio, principal jogador dos do­nos da casa.

Em Curitiba a expectativa pelo reforço é grande. A vinda de El Mor­­ro comprova um hábito rubro-negro nos últimos anos de procurar jogadores fora do Brasil. Até dos Emirados Árabes o clube trouxe o atacante Kamali, em 2009. Ele, no entanto, atuou apenas um minuto em partidas oficiais antes de ir em­­­bo­­ra.

Para Borba Filho, ex-olheiro atle­­ti­­cano, olhar para fora das fronteiras é uma tendência. "De certa forma fui um dos precursores. Consegui trazer três: o Va­­len­­cia, o Viáfara e o Ferreira. Depois o negócio desencadeou", contou.

A expectativa com Santiago García – caso o negócio não emperre – é que o camisa 9 ajude o Atlético a evoluir no Brasileiro rapidamente. Porém o gerente de futebol do clube, Paulo Rink, lembra que todo atleta precisa de um período para se acostumar ao novo país. "O tempo de adaptação na Alemanha [onde jogou por vários anos] era de três meses. Acredito que, como as diferenças entre os países da América do Sul não são tão grandes, este tempo será menor. Mas é necessário", analisou, confiante em ver mais gringos seguindo a trilha de Valencia e Fer­reira.

Sul-Americana

A Conmebol adiou novamente o sor­­teio dos confrontos da Copa Sul-A­­me­­ricana. O evento agora será no dia 28. Além disso, a entidade de­­cidiu realizar o encontro em Bue­­nos Aires e não em Luque, no Paraguai. Tudo por causa da e­­rup­­ção do vulcão chileno Puyehue, que dificultou o transporte aéreo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]