Para quem passa próximo ao Parque do Anhembi, em São Paulo, não tem como imaginar que ali será disputada a primeira etapa da temporada de 2010 da Fórmula Indy, no próximo dia 14. À primeira vista, a situação é caótica, ainda mais levando-se em consideração os 19 dias que restam até os carros andarem pela primeira vez na pista de rua paulistana.

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Passado o Carnaval, a organização da corrida começou a trabalhar pesado, em ritmo frenético. Caminhões com areia e asfalto, operários por todos os cantos e muita poeira. É assim que está o Anhembi após a passagem das escolas de samba. Um imenso canteiro de obras, que só deve ficar pronto quatro dias antes do treino livre, no dia 13 (um sábado).

Por enquanto, a parte do circuito que mais merece atenção dos construtores é a área destinada aos boxes. Pelo menos três empresas trabalham forte para deixar perfeito o espaço que servirá para abrigar os mais de 20 carros esperados para a corrida. Serão usados 40 caminhões de concreto só na área do pit Lane.

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"Só hoje (segunda-feira) foram 10 caminhões de concreto", explicou o senhor João, encarregado por esta parte da obra. "A gente espera terminar, no máximo, até quinta-feira. Depois vai ser a vez do pessoal cobrir com piche".

Outra questão que a organização começou a agilizar no último domingo é o isolamento da pista. Serão mais de 10 mil metros de ferro moldado servindo de guardrail e a mesma quantidade de alambrados de proteção. Nesta segunda, na avenida Olavo Fontoura, já houve trabalho.

"Primeiro estamos colocando essa proteção, depois vamos subir os postes para fixar o alambrado. É a segurança para o caso de voar uma roda, um pneu ou algo assim", explicou Lázaro Tomaz de Aquino, da Streck Metal, empresa designada para a função.

Por causa do tipo de montagem da pista, que terá 4.180 metros, o trânsito só deverá ser fechado dois dias antes da corrida. O prazo para a instalação dos alambrados é de 152 dias, mas Lázaro conta que "será possível entregar tudo pronto antes".

No 1,5km da reta dos Bandeirantes, na pista local da Marginal Tietê, resta muito para ser feito. O asfalto antigo no local já foi raspado, mas espera para a receber o novo piso nesta semana. Nesta segunda, cerca de 15 caminhões lotados de asfalto estavam prontos para entrar em ação.

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