• Carregando...
Michael Schumacher vinha atuando como conselheiro da Ferrari, mas teve suas sugestões duramente criticadas no GP da Malásia | Manu Fernandez/Reuters
Michael Schumacher vinha atuando como conselheiro da Ferrari, mas teve suas sugestões duramente criticadas no GP da Malásia| Foto: Manu Fernandez/Reuters

Brasileiro já anda e sente fome

A recuperação do piloto brasileiro Felipe Massa continua surpreendendo os médicos. Ontem, ele deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) e foi transferido para um quarto do Hospital Militar de Budapeste, onde está internado desde o sábado, quando sofreu grave acidente durante a disputa do treino de classificação do GP da Hungria de Fór­­mula 1.

Leia a matéria completa

Crise e resultados ruins fazem BMW anunciar retirada da F-1

A crise econômica mundial e os resultados ruins na atual temporada levaram a BMW a anunciar on­­tem que deixará a Fórmula 1 no final deste ano. Apesar disso, o po­­lonês Robert Kubica e o alemão Nick Heidfeld, os dois pilotos da escuderia bancada pela montadora alemã, vão disputar normalmente as sete etapas restantes do campeonato.

Leia a matéria completa

Opinião: O rei está de volta

O GP Brasil de 2006 anunciava a última corrida de Michael Schumacher pela categoria. A Fórmula 1 seguiu em frente, mas por causa do acidente com Felipe Massa a equipe precisa de um substituto por algumas corridas. Schumacher volta para sentar no carro de Massa.

Leia a opinião completa de Cassiano Mariani, colunista de Fórmula 1 da Gazeta do Povo

  • Veja que Michael ostenta os principais recordes da F-1
  • Veja que outros atletas que conheceram o topo também ensaiaram um retorno

Budapeste - Acordar em Modena, dirigir 18 km até Maranello, começar a trabalhar para o próximo GP. Heptacam­peão mundial e maior detentor de recordes da história da F-1, Michael Schumacher, 40 anos, está de volta.

A aposentadoria durou pouco mais de dois anos e nove meses. Ontem, após Felipe Massa ser transferido para um quarto no Hospital Militar de Budapeste, a Ferrari anunciou que o alemão será seu substituto a partir do GP da Europa, em Valência, dia 23. Schumacher tomou a decisão de retornar depois de uma reunião em Maranello, na Itália, com Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, e Stefano Domenicali, chefe da equipe.

"O mais importante é que, graças a Deus, todas as notícias sobre o estado de saúde do Felipe são bem positivas. Desejo tudo de bom para ele mais uma vez", declarou em nota o alemão, amigo e uma espécie de mentor do piloto brasileiro.

Massa só soube da notícia no fim do dia, depois que a Ferrari já havia feito o anúncio. Seu pai, Luiz Antônio, foi quem contou.

O último GP de Schumacher foi em Interlagos, em outubro de 2006. A última vez em que sentou no cockpit de um F-1 foi em 16 de abril do ano passado, durante testes coletivos em Barcelona.

Além da "ferrugem", Schuma­cher não está 100% recuperado do acidente de moto que sofreu na Espanha, em fevereiro – ele chegou a desmaiar. Mais velho piloto a correr na F-1 desde 1995, quando Nigel Mansell, aos 41, fez dois GPs pela McLaren, dará início hoje a um treinamento intensivo.

O primeiro passo, se familiarizar com as novidades introduzidas na categoria desde que parou. São várias. Fim do controle de tração, volta dos pneus slick, asas dianteiras móveis controladas pelo piloto no cockpit e o Kers.

Além disso, os modelos 2009 da F-1 têm menos pressão aerodinâmica. As asas traseiras são menores e os apêndices que chegavam a poluir visualmente os carros estão vetados hoje.

Para deixar o desafio ainda maior, Schumi não terá muito tempo para se preparar para Valência, pista em que nunca correu e na qual Massa venceu em 2008.

Por causa de um acordo da Fota, a Associação das Equipes de F-1, todos os times fecharão as portas de 3 a 16 de agosto, para cortar custos. Isso significa que todos os funcionários estarão em férias e que nenhum tipo de trabalho poderá ser feito.

Desde que deixou de correr, o alemão seguia envolvido com o esporte a motor. Além de servir como uma espécie de consultor da Ferrari, passou a participar de algumas corridas de moto. Não abandonou também o kart, uma de suas paixões.

Além de ter uma parceria com a fábrica Tony Kart, o alemão frequentemente participa de provas festivas. Há pouco mais de uma semana enfrentou alguns pilotos da F-1 atual em Garda, no norte da Itália. Contra Massa, Nelsinho Piquet, Sebastian Vettel e Robert Kubica, entre outros, chegou em primeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]