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Antes de encarar a pista, Michael Schumacher visitou o Sea World, na costa australiana, e posou com a golfinho Mila: piloto pediu melhorias no seu carro | Paul Broben/AFP
Antes de encarar a pista, Michael Schumacher visitou o Sea World, na costa australiana, e posou com a golfinho Mila: piloto pediu melhorias no seu carro| Foto: Paul Broben/AFP

Di Grassi surfa à espera de melhor sorte com a Virgin

Agência Estado

Lucas di Grassi fez uma preparação especial para a disputa da segunda etapa da temporada 2010 da Fórmula 1, na Austrá­­lia. Ontem, o piloto brasileiro trocou o circuito de Albert Park, em Melbourne, pela praia da cidade de Torquay, onde foi surfar.

"É bom porque é um esporte muito exigente no aspecto físico, então é uma boa preparação para guiar o carro, já que movimenta todos os músculos do corpo do atleta. Além disso, o surfe exige concentração máxima, o que é fundamental", afirmou Di Grassi, ao explicar sua preparação.

Depois de ser obrigado a aban­­donar a primeira prova da temporada, no Bahrein, por conta de problemas hidráulicos em seu carro, o brasileiro de­­monstrou tranquilidade, mas não escondeu a ansiedade para conseguir um melhor resultado na segunda etapa. "Já estive alguma vezes na Austrália, mas nunca corri no traçado de Albert Park, então será um fim de semana interessante. Não vejo a hora de voltar ao carro e analisar a pista", comentou.

O brasileiro disse ter ficado satisfeito com o trabalho realizado em seu carro pela equipe Vir­­gin desde o fim do GP do Bahrein. A esperança é que os problemas mecânicos enfrentados na primeira corrida tenham sido resolvidos.

Sete títulos mundiais e outros tantos recordes da Fórmula 1 no currículo, o alemão Michael Schumacher tem vivido dias de principiante desde que colocou fim à sua aposentadoria, depois de três anos afastado da categoria. Após o GP do Bahrein, há duas semanas, no qual se disse satisfeito em chegar em sexto, o piloto da Mercedes sabe que cada minuto a mais na pista será fundamental para se readaptar. Justamente por isso, um bom trabalho hoje, nos primeiros treinos livres para o GP da Austrália, segunda etapa do Mundial, será importante.

A principal dificuldade que o alemão encontrou até aqui foi o fato de os carros atuais saírem muito de frente nas curvas – sua preferência sempre foi por sair de traseira. Esse comportamento dos carros acontece, em parte, por causa do peso que eles têm de carregar atualmente – com o fim do reabastecimento durante os GPs para este ano, o tanque de combustível praticamente dobrou de tamanho.

Outro fator que ajuda os carros a saírem mais de frente agora são os pneus. Com o estreitamento dos compostos dianteiros de 270 mm para 245 mm em 2010, os carros acabam tendo menos aderência na parte frontal, o que gera uma tendência maior de escapar de frente.

Após sofrer no Bahrein, onde acabou todas as sessões de treinos, a classificação e a corrida atrás de Nico Rosberg, seu companheiro de time, Schumacher pediu à equipe que solucionasse o problema.

"Não podemos construir um novo carro, mas certamente podemos trabalhar com esse mo­­delo em nosso túnel de vento’’, declarou o heptacampeão.

Os engenheiros da Mercedes vêm trabalhando para tentar deixar o W01 mais do jeito que Schumacher, 41 anos, gosta e mexeram, principalmente, na distribuição de peso do modelo. Com os testes durante a temporada proibidos, a resposta só será conhecida nos treinos de hoje, a partir das 22h30.

Mas, apesar de já ter vencido quatro vezes em Melbourne, o alemão e seus chefes sabem que não será fácil obter o quinto triunfo neste final de semana – a corrida será na madrugada de domingo, às 3 horas (de Brasília).

"Agora estamos trabalhando para diminuir a diferença para os líderes’’, declarou Ross Brawn, chefe da Mercedes.

Para Norbert Haug, diretor da Mercedes, o W01 ainda não está pronto para vencer. "Espero uma prova bastante desafiadora para nós. Ainda vamos levar algum tempo para nos aproximar dos líderes.’’

Ao vivo

Treinos do GP da Austrália, às 22h30, no SporTV2, e às 2h30, no SporTV.

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