• Carregando...
O time sub-17 do Coritiba venceu o Atlético no Couto Pereira e joga por um empate no CT do Caju para encerrar jejum de dez anos sem título. | Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo
O time sub-17 do Coritiba venceu o Atlético no Couto Pereira e joga por um empate no CT do Caju para encerrar jejum de dez anos sem título.| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

Em um ano em que o time profissional frustrou a torcida do Coritiba, as categorias de base podem trazer um pouco de alegria no ano do centenário clube. Neste sábado, o Coxa tem a chance de sagrar-se campeão estadual juvenil e júnior, quebrando jejuns que superam os cinco anos.

No sub-17, a conquista, se vier, terá sabor especial, pois será em cima do maior rival. A decisão contra o Atlético será às 10h15 deste sábado, no CT do Caju. No primeiro jogo, no Couto Pereira, o time do técnico Zé Carlos venceu por 3 a 0, com destaque para o zagueiro Wesley.

"Claro que estamos tristes por não ter alcançado títulos no profissional. Por outro lado, estamos há dez anos fila pelo título paranaense no juvenil e temos grandes chances de conquistá-lo agora", disse André Mazzuco, coordenador das categorias de base do Coritiba.

Além do título do Sub-17, o Coxa pode comemorar outros dois títulos de base em 2009. No Sub-20, Coritiba decide Engenheiro Beltrão o título, também neste sábado. No primeiro jogo no Couto Pereira, venceu por 2 a 0 na semana passada.

"Eliminamos o Atlético na semifinal (Coxa venceu por 1 a 0 no tempo normal, depois 4 a 3 na decisão por pênaltis). Esperamos comemorar mais esse título", afirma Mazzuco. Título que não fica no Alto Glória há seis anos. Tempo em que passaram por lá talentos como Henrique, Pedro Ken e Keirrison pela base alviverde.

Mazzuco garante que a tendência é que boa parte deste grupo seja aproveitado no futuro no elenco profissional. Para isso, o Coxa, que também luta pelo título do pré-mirim, investiu pesado na estrutura de base. Pinçou técnicos dos rivais (Marquinhos, do Sub-20, veio do Atlético e Zé Carlos, do Sub-17, ex-Paraná).Também foram contratados preparadores físicos e fisiologistas e nutricionistas.

"Não tem como dissociar as coisas. Quando o time estava na Segunda Divisão (2006 e 07) quem sofreu os primeiros cortes foi a categoria de base. Em todos os clubes é assim. Mas montamos uma estrutura forte agora, mas temos de ter paciência. Um novo Keirrison ou Pedro Ken não surge da noite para dia, mas temos grandes talentos que precisam ser lapidados", conclui o coordenador da base.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]