Depois de um longo período atuando mais recuado, Carlinhos Paraíba volta a ser escalado no setor de criação.| Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Olho na tabela

Veja como o Coxa pode ficar na classificação do Brasileiro após o jogo de hoje, com o Inter.

Vitória

Na pior das hipóteses, o Coritiba supera Inter, Goiás e Vitória, chegando à sétima posição. Se contar com pelo menos um empate do Botafogo com o Grêmio, no Estádio Olímpico, o Coxatermina a rodada em sexto. Tropeços de São Paulo e Flamengo também ajudariam a encurtar a distância até o G4 para até dois pontos.

Empate

O Coritiba permanece em décimo lugar – uma posição abaixo, em relação ao início da rodada. A diferença para o G4 pode variar de sete (vitória do Flamengo) a quatro pontos (derrotas de Fla e São Paulo).

Derrota

O Coritiba fica em décimo lugar – pior posição desde a 13ª rodada. A diferença para o G4 pode chegar até a oito pontos.

CARREGANDO :)

Dois clubes quase centenários em busca do mesmo objetivo. O jogo de hoje, entre Coritiba e Internacional, às 18h20, no Couto Pereira, coloca frente a frente os rivais que têm um motivo a mais para querer estar na Libertadores de 2009 – o aniversário de 100 anos.

O Coxa completará 99 no próximo dia 12. Honra que o Inter já teve em 4 de abril. O técnico Dorival Júnior admite até usar esses fatores históricos para motivar ainda mais seus jogadores.

Publicidade

"É um fato novo para mim. Não sabia. Não há dúvidas de que isso torna o jogo ainda mais interessante", reforça o treinador.

Seis meses mais velho e um ponto à frente na classificação (42 a 41), o Colorado venceu os últimos quatro jogos no Nacional – no domingo passado, bateu o rival Grêmio com uma goleada por 4 a 1.

Retrospecto que traz preocupação, mas não tira o entusiasmo da equipe do Alto da Glória. No Verdão, o discurso é de que as chances da vaga na Libertadores seguem sendo reais.

Por mais que vencer D’Alessandro, Nilmar e companhia seja fundamental para o Coritiba seguir na briga pelo Continental, há quem ache que ainda há tempo para a definição. "Creio que os resultados que ocorrerem nas próximas três rodadas nem nos tirarão as chances nem nos darão uma condição de praticamente classificados", pondera Dorival.

Antes da rodada, o Verdão tinha cinco pontos de desvantagem para o G4. Se perder hoje, a diferença pode chegar a oito. Apesar da opinião de Júnior, esses números podem ser fatais faltando 11 partidas (contando a de hoje) para o fim da competição.

Publicidade

"Queremos entrar no G4 na hora certa, bem no finalzinho do campeonato. Não adianta entrarmos antes e depois sair", avisa o meia Carlinhos Paraíba, quando questionado sobre o Alviverde ainda não ter conseguido estar entre os quatro primeiros – a única exceção foi após a primeira rodada do Brasileiro, quando esteve na vice-liderança.

O duelo com o rival do Beira-Rio, até algumas rodadas atrás, nem entrava na relação de confronto direto. Com a ascensão gaúcha na tabela, o jogo ganhou ares decisivos para o destino de ambos os times.

Partidas em que o Coxa não tem conseguido sucesso – as exceções foram as vitória sobre o Flamengo, 1 a 0, em 17 de julho, e o Palmeiras, 2 a 0, no dia 10 de maio. Nos demais encontros com os nove ponteiros da tabela, só empates ou derrotas. "Para mim o que vale é o bom futebol que a equipe vem apresentando", contesta o técnico, mantendo o discurso de que não quer saber de vitórias "mentirosas".

De verdade ou de mentira, somente a soma de mais três pontos contra o contemporâneo oponente vai fazer os coxas-brancas seguirem acreditando no sonho.

Na TV

Publicidade

Coritiba x Internacional, às 18h20, no Premiere FC.

* * * * * * *

Em Curitiba

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Marcos Tamandaré, Alê, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Ariel Nahuelpan e Keirrison.Técnico: Dorival Júnior.

Publicidade

Internacional

Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Sandro, Rosinei (Taison), Magrão e D’Alessandro; Alex e Nilmar.Técnico: Tite.

Estádio: Couto Pereira.Horário: 18h20.Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).Auxs.: Helberth Costa Andrade e Jair Albano Félix (MG).