• Carregando...

Personagem central do maior escândalo de doping do atletismo brasileiro, o treinador Jayme Netto Júnior promete escrever um livro para contar sua trajetória no esporte, incluindo um capítulo sobre o caso divulgado no mês passado, que já resultou na suspensão de cinco atletas. Até agora, quatro editoras de­­monstraram interesse em publicar a obra, que será lançada no ano que vem e será escrita com a ajuda de um jornalista. O nome ainda não foi escolhido.

Ao lado do técnico Inaldo Se­­na, Jayme Netto Júnior confessou a utilização de doping nos atletas Bruno Lins, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana Fran­­ça e Lucimara Silvestre – todos já suspensos por dois anos –, que foram flagrados em exame–surpresa realizado no dia 15 de junho, cujo resultado foi di­­vulgado pouco antes do Mun­­dial de Atletismo de Berlim, disputado em agosto.

"A história do doping tem mitos e verdades. Desde que o esporte existe, os praticantes procuram por substâncias que melhorem a performance", disse o treinador de 49 anos, que trabalhava com a seleção brasileira há muitos anos e comandou a equipe do Brasil que foi medalhista de prata na prova do revezamento 4x100 metros na Olim­­píada de Sydney, em 2000.

No livro, Jayme Netto Júnior explicou que não pretende acusar ninguém, nem mesmo o fisiologista Pedro Balikian Jú­­nior, acusado de recomendar a substância proibida que provocou o doping dos cinco atletas e que ainda não se manifestou sobre o escândalo. "Não vou acusar o Pedro. Ele deveria falar e, quanto mais ele demora para falar, as pessoas ficam curiosas, querendo o esclarecimento das coisas", afirmou o técnico.

Desde o surgimento do escândalo, Netto emagreceu 11 quilos e passou a tomar remédio para depressão. "Meu médico me re­­ceitou remédio, a pressão é muito grande, já recuperei dois quilos. Estou muito arrependido. Não consigo entender como me envolvi com isso", re­­velou o treinador, suspenso por dois anos pela Confederação Bra­­sileira de Atletismo (CBAt) e afastado por 60 dias pela Unesp, onde é funcionário em Pre­­si­­dente Prudente (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]