• Carregando...
Dupla, que treina em Maringá, disputará nos 100 metros, nos 200 metros e nos 400 metros em Lyon | Divulgação / Comitê Paralímpico Brasileiro
Dupla, que treina em Maringá, disputará nos 100 metros, nos 200 metros e nos 400 metros em Lyon| Foto: Divulgação / Comitê Paralímpico Brasileiro

Seleção de jovens em Maringá

A Seleção Brasileira Paralímpica de Jovens do atletismo e da natação chegaram a Maringá nesta segunda-feira (22) para uma semana de treinamentos nas instalações da Vila Olímpica, na região central. A visita é comandada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem a participação de oito atletas de cada modalidade.

Para o técnico da União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), Décio Roberto Calegari, a presença da seleção de jovens deixará um legado para os profissionais de educação física do Município. "Será uma experiência muito vantajosa para os técnicos que trabalham com o paradesporto na cidade. Uma oportunidade de aprendizado, divulgação e fortalecimento da área."

A velocista paralímpica Terezinha Guilhermina e o guia dela, Guilherme Santana, estreiam nesta segunda-feira (22) no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon, na França. A dupla, que compete na classe T11 (para cegos totais) e até T12 (baixa visão), treina em Maringá.

A estreia dos dois na pista de atletismo francesa será no período da tarde, pelo horário de Brasília, durante a semifinal dos 100 metros rasos da classe T11. Caso avancem, a disputa da final está marcada para as 13h50 de terça-feira (23). Nessa categoria, a dupla foi ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres, no ano passado.

O outro ouro dos dois em Londres aconteceu nos 200 metros. Eles também concorrem nesta modalidade em Lyon. A semifinal está marcara para as 11h45 de sexta-feira (26) e a final, às 17h50 de sábado (27).

Terezinha e Guilherme correm ainda, às 13h10 de quarta-feira (24), pela semifinal dos 400 metros. A final será às 13h10 de quinta-feira (25).

Foco dourado

Segundo o Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), patrocinador dos atletas, a meta da dupla é conquistar ouro nas três provas disputadas e bater o recorde mundial na prova dos 100 metros.

Mundial

Com 99 países representados, o mundial na França tem 35 paratletas brasileiros. Desde o primeiro dia de disputa, no domingo (21), até a manhã desta segunda-feira (22), o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro: Odair dos Santos, nos 5 mil metros classe T11 (cego total), Lucas Prado, nos 200 metros classe T11 (cego), Allan Fonteles, nos 200 metros classe T43 (bi amputado) e Lorena Spoladore, no salto em distância da classe T11 (cego).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]