O colunista Tostão escreveu sobre o processo que levou o Coritiba de rebaixado em 2009 a primeiro promovido em 2010.

CARREGANDO :)

Glorioso, de verdade

DEZEMBRO de 2009. Um dos episódios mais tristes do futebol brasileiro. O mais chocante da história do Coritiba.

Publicidade

2010. Os dias mais felizes de um clube centenário que foi soberano para vencer a melancolia, a tragédia, os maus exemplos, superar com dignidade a punição mais drástica já imposta a um clube de futebol no Brasil, a determinação para superar os obstáculos de jogar 29 dos 38 jogos fora do mágico Estádio Couto Pereira.

A sabedoria, o idealismo, o amor de um grupo de homens empreendedores, todos com coragem para assumir o desafio de lavar a alma e corporificar no Coritiba toda a grandiosidade da história escrita em mais de cem anos de vida do nosso clube mais antigo e vitorioso.

HOJE. O retorno suado, carregado de esforço, de dedicação, competência e doação à vida edificante de uma paixão popular, dos seus torcedores e dos adversários que sabem respeitar os valores mais sensíveis do esporte, independente de rivalidade clubística. O Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. MOTIVO DE FESTA. Razão de celebração de um feito que reuniu todas as virtudes e eliminou as eventuais deficiências comuns à vida dos mortais.A trajetória dos homens não é importante pelos cargos que exercem, mas pelo que cada um representa, como sempre diz o estimado amigo Romeu Bacellar, torcedor Alviverde.

Ou, como sempre repete o amigo de muitos anos René Dotti, a ética da ciência jurídica está em saber exercer o direito com dignidade e o doce amor pelas causas justas. Feliz do clube que reúne em seus quadros pessoas com grandeza moral para suportar as injustiças e reagir com a virtude da honestidade. O Coritiba agrega à sua existência novos motivos para fazer a sua torcida derramar lágrimas de alegria, sempre mais fortes do que as lágrimas de tristeza. A alegria impulsiona a nossa vida com fé e esperança, ao contrário da tristeza.

Entre a alegria e a tristeza a infalível saudade dos eventos bons da vida, alimentando renovadamente os novos dias, os tempos de expectativa otimista.

Publicidade

Somos devedores de muita gratidão aos profissionais do futebol que souberam ser corretos e competentes no exercício profissional. Do campo de jogo transportaram a torcida ao êxtase da emoção imorredoura capaz de fazer o coração aumentar os batimentos do coração e às vezes fazê-lo parar para sempre por não suportar o impacto das mais estridentes emoções.

Coritiba, como é bom te ver campeão de novo.

Como faz bem ao estado em que vivemos com tanto orgulho te ver acrescentar mais uma brilhante estrela na constelação que ilumina o nosso caminho.

PARABÉNS!