• Carregando...

Além de receber jogos da Copa de 2014, Curitiba pretende marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2016. Apesar de a sede ser o Rio de Janeiro, a capital paranaense quer receber seleções brasileiras para treinamento e, indiretamente, tomar parte no evento. A proposta é da Universidade Federal do Paraná (UFPR), candidata a anfitriã das equipes em um ginásio a ser construído no campus do Centro Politécnico.

A proposta foi feita ao Minis­­té­­rio do Esporte há uma semana, em uma reunião entre o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, com o ministro Orlando Silva, em Bra­­sília. "A construção do ginásio foi muito bem vista e incentivada pe­­lo ministro. Nossa intenção é colocar a universidade como elemento de fomento para o esporte nacional. Contribuir para que o legado não seja só econômico, mas também social", afirmou o vice-diretor do Setor de Ciências Bio­­lógicas da UFPR, Fernando Mari­­nho Mez­­zadri, um dos membros da comitiva paranaense.

O custo total para a construção ainda não foi definido. Após a reunião no Ministério do Esporte, a UFPR iniciou a revisão do projeto original para reenviá-lo a Brasília. Depois de receber equipes que disputarão medalhas no Rio de Janeiro em 2016, o ginásio será local de au­­las do curso de Educação Física e de treinos de times da própria universidade. "Temos o interesse de fomentar o esporte universitário, mas ainda carecemos de um espaço para os atletas", lembra Mezzadri.

Outra proposta que recebeu o apoio do ministro foi a pesquisa "Legados de megaeventos esportivos", que visa analisar o impacto econômico, social e es­­portivo em um país que recebe uma Olimpíada. O estudo sairá de uma parceria de pesquisadores da UFPR com outras universidades do mundo. O foco principal será a experiência de Lon­­dres, sede dos Jogos em 2012, e como ela poderá servir de exemplo para o Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]