A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou nesta quinta-feira, em nota oficial, que as amostras de urina de Rebeca Gusmão são de pessoas diferentes. A CBDA disse ter recebido do Dr. Eduardo De Rose, presidente da Comissão Médica da Odepa, na última quarta-feira, o resultado do exame de DNA realizado pelo Laboratório Sonda UFRJ, assinado pelo Dr. Franklin David Rumjanel e pela Dra. Concy Maya Caldeira. "Com base nesses valores, concluímos que as amostras de números (estamos impedidos por via legal de divulgar os números) pertencem a diferentes doadores."

CARREGANDO :)

Essa nova pendência, segundo o Dr. Eduardo De Rose, será avaliada e julgada pela Comissão Executiva da Odepa, à qual os Jogos Pan-Americanos estão subordinados.

Dos cinco exames realizados pela atleta, apenas o solicitado pela Federação Internacional de Natação deu positivo. Diferentemente dos outros quatro solicitados pela Odepa, o exame da Fina foi realizado no Laboratório de Montreal, no Canadá. Os outros quatro, dos quais foram retirados as amostras para o exame de DNA, foram realizados no laboratório Ladetec (UFRJ).

Publicidade

Na mesma nota oficial, a CBDA anunciou o pedido de afastamento da diretora médica Renata Castro, que alegou "motivos pessoais".

Veja também
  • Caso de Rebeca Gusmão pode se complicar mais
  • Rebeca Gusmão corre risco de ser banida por doping
  • Rebeca Gusmão é suspensa por doping