• Carregando...

Será disputada hoje, a 81.ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo – com a presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. O tradicional evento esportivo de encerramento do ano terá início às 15h15, quando comecará a disputa feminina, ficando para as 17 horas a largada do pelotão masculino.

Foram mais de 15 mil inscritos para correr os 15 km da prova, entre corredores de ponta, na briga pelos 110 mil reais em prêmios, e os atletas de fim de semana, a imensa maioria, visando apenas a honra de participar.

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o grande chamariz da prova é a disputa entre os corredores brasileiros e os africanos. Neste ano, serão 20 africanos, a maioria vindos do Quênia, entre eles Robert Cheruyiot, bicampeão da prova em 2004 e 2002. O último brasileiro campeão, Marílson Gomes dos Santos, em 2003, também participará da corrida e, ao lado do compatriota Clodoaldo Gomes, deve brigar com o queniano pelo primeiro lugar.

No caso das mulheres, as favoritas são as brasileiras Lucélia Peres, Marizete Rezende e Sirlene de Souza Pinho, a etíope Bizunesh Bekele e as quenianas Margaret Karie e Rose Cheruiyot.

Na última hora, o Brasil ganhou um reforço no pelotão de primeira linha do masculino, com a confirmação do paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima. Um dos grandes destaques do atletismo brasileiro nos últimos anos, bronze na Olimpíada de Atenas, Vanderlei não é especialista em provas rápidas, sendo assim, não alimenta muitas expectativas. Porém, como franco-atirador, pode surpreender.

"O Vanderlei sempre entra em uma competição para vencer. Mas uma prova como a São Silvestre não é sua especialidade, já que exige muito mais velocidade do que resistência", explicou o técnico do atleta, Ricardo D’Angelo, em entrevista ao site oficial do evento. Será o retorno de Vanderlei a principal prova da América Latina, após três anos de ausência.

A participação do paranaense de Cruzeiro de Oeste servirá mais como preparação para outras corridas que ele irá disputar no começo de 2006. O atleta ainda negocia sua presença em algumas maratonas, entre elas duas no Japão, as de Lake Biwa e Tóquio. "Nós ainda estamos aguardando a confirmação da próxima maratona que ele irá disputar", disse Ricardo D’Angelo.

"Vou torcer para que seja um dia de forte calor. Venho treinando no horário mais quente do dia para suportar a temperatura elevada. Se isso acontecer, o ritmo da prova será menor e terei alguma chance. Vou correr sempre perto do pelotão de frente. Se bobearem, estarei ali...", explicou Lima, em entrevista à RPC.

A primeira edição da corrida de São Silvestre ocorreu em 1924 e teve sua largada exatamente à meia-noite do dia 31 de dezembro, com apenas homens participando. Somente em 1975 foi permitida a entrada das mulheres.

O ano de 1989 foi decisivo para o aprimoramento técnico da competição. Inverteu-se o sentido do percurso, e separou-se as mulheres dos homens, com as provas feminina e masculina se realizando em separado. Mas a principal mudança foi no horário. Mundialmente famosa por acontecer durante o réveillon, a São Silvestre passou a ser disputada no período da tarde.

Maratona de São Silvestre, às 15h05, com transmissão direta da Rede Globo/RPC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]