Mark Webber e Sebastian Vettel descobrem o RB6: o bico em “V” é mais radical que o utilizado ano passado e há uma nova asa dianteira| Foto: Marcelo Del Pozo/Reuters

A Red Bull foi a última equipe en­­tre as que disputaram o Mun­­dial de 2009 a apresentar o seu novo carro para a temporada de 2010 da Fórmula 1. Vice-campeã no ano passado, a escuderia exibiu ontem o modelo RB6, projetado por Adrian Newey como uma evolução natural do elogiado RB5, que serviu de referência para carros desenhados por ou­­tras equipes da categoria. O novo monoposto da Red Bull foi apresentado nos boxes do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, precedendo os testes coletivos de ontem.

CARREGANDO :)

Antes mesmo do lançamento oficial, a escuderia divulgou para a imprensa algumas imagens do seu novo carro, que traz como principais novidades um bico em "V" ainda mais radical do que o utilizado no RB5 de 2009, além de uma nova asa dianteira da qual se espera auxiliar de forma mais eficiente o difusor duplo, usado pela equipe desde o ano passado.

Atrás, a nova tampa do motor se estende até o aerofólio traseiro de maneira uniforme, reta, diferentemente do que ocorre nos no­­vos carros da McLaren e da For­ce India, por exemplo. Já a pintura do carro seguiu como a de 2009, com o azul escuro predominando sobre as outras cores.

Publicidade

O alemão Sebastian Vettel, principal piloto da Red Bull, afirmou que a busca pelo título da Fórmula 1 em 2010 é o único ob­­jetivo que ele fixou como grande meta nesta temporada. "Com cer­­teza há um único alvo, que é estar em um degrau melhor do que no ano passado. Eu quero ganhar o Campeonato Mundial. Se nós somos favoritos, tudo bem. Se não, tudo bem também", ressaltou.

"Em primeiro de tudo nós te­­mos de descobrir como os carros são bons. Tem muitos pilotos bons na F-1. Espero que estejam tão fortes como no ano passado ou mais fortes. Tem a McLaren e Ferrari, que já são muito competitivas, e a Mercedes, com Michael (Schumacher). Será uma temporada interessante", analisou.

O desempenho do RB6, contudo, não pôde ser medido adequadamente. A chuva prejudicou os testes de ontem em Jerez de la Frontera. A melhor volta do dia foi de Nico Rosberg, da Mercedes. Com pista seca ele marcou 1min20s927.

Hoje nenhum brasileiro vai estar na pista. Amanhã, Felipe Massa, Ferrari, Rubens Bar­­richel­­lo, Williams, e Lucas Di Grassi, Virgin, vão testar seus carros. A atração maior do dia é Michael Schumacher, que substitui Nico Rosberg na Mercedes.