• Carregando...
Dança da vitória? Webber e Vettel fazem coreografia com o rapper sul-coreano Psy, responsável pela bandeirada final | Kim Ki-Hong/EFE
Dança da vitória? Webber e Vettel fazem coreografia com o rapper sul-coreano Psy, responsável pela bandeirada final| Foto: Kim Ki-Hong/EFE

Massa espera o ‘sim’ da Ferrari

Folhapress

Depois de mais uma boa performance neste fim de semana, no GP da Coreia do Sul de F1, Felipe Massa diz que não tem mais dúvidas de que permanecerá na Ferrari no ano que vem.

"Mas a gente precisa ainda esperar o sim das duas partes", afirmou o brasileiro, que completou a prova em Yeongam na quarta colocação, logo atrás de seu companheiro de equipe, Fer­­nando Alonso, a quem poderia ter superado se não fos­­se o fato de ele estar na disputa pelo título.

"Estou muito feliz com a minha corrida. O carro estava perfeito, o equilíbrio muito bom, e no começo eu passei carros importantes, o que me permitiu andar no meu próprio ritmo desde o início da prova", disse o ferrarista.

"Eu desci do carro sabendo que usei tudo que o carro me oferecia e sei que hoje [ontem] poderia ter lutado pelo pódio", completou.

O brasileiro ajudou a equipe italiana a tirar da McLaren a segunda colocação no Mundial de Construtores – a Red Bull lidera com 367 pontos contra 290 da Ferrari.

Ao vencer de ponta a ponta o GP da Coreia, Sebastian Vettel não apenas acabou com a vantagem de 42 pontos que Fernando Alonso tinha há cin­­co etapas no Mundial de Pilotos da Fórmula 1, como também abriu seis em relação ao piloto da Ferrari. Com três vitórias nas últimas três provas e quatro GPs para o fim, o alemão da Red Bull desponta como favorito ao tricampeo­nato. Vettel agora soma 215 pontos, contra 209 de Alonso.

O espanhol foi o terceiro, atrás também de Mark Web­­ber. O australiano, que largara na pole, foi ultrapassado pelo alemão ainda na primeira curva. Alonso também ganhou uma posição na largada, de Lewis Hamilton, mas não teve ritmo para acompanhar as Red Bull.

O piloto da Ferrari, inclusive, teve a ajuda da equipe, que freou o ímpeto de Felipe Massa, que mostrou ter velocidade para superar o compa­nheiro, mas foi instruído a man­­ter-se atrás. O brasileiro chegou em quarto, à frente de Kimi Raikkonen, terceiro no campeonato, com 167 pontos. "Eu tinha ritmo para isso [ultrapassar Alonso]. Dava para lutar pelo pódio e talvez até ultrapassar o Webber, mas a gente sabe o quanto é importante cada ponto para a Ferrari e para o Fernando nesta disputa pelo campeonato", disse.

Mesmo liderando de ponta a ponta, Vettel garantiu que a prova não foi fácil. "Nosso temor era que o pneu acabasse de vez. Chegamos nesse estágio antes da segunda parada, quando cheguei a sair da pista, então tentamos controlar um pouco mais no fim".

Apesar de ter marcado 75 pontos nas últimas três provas e mostrado que sua Red Bull tem um rendimento bastante superior ao da Ferrari de Alonso, o alemão não entra no clima de já ganhou. "Tivemos boas provas, mas a temporada foi cheia de altos e baixos para todos nós. Acho que nada nos atrapalhou nas últimas corridas e temos de manter esse pique e fazer o mesmo nos últimos GPs."

Alonso também não quer saber de se render. Líder desde a oitava etapa do Mundial, mas com apenas 45 pontos somados nas últimas cinco provas, o espanhol acredita que a Ferrari demonstrou evolução na Coreia do Sul em relação às corridas anteriores. "Mostramos que demos um passo adiante nas últimas duas ou três corridas, superando a McLaren no Mundial de Construtores. Estamos indo na direção certa, só falta o último passo para chegar na Red Bull, e acredito que serão quatro belas corridas até o fim."

A primeira destas quatro provas será disputada em duas semanas, na Índia. A Ferrari promete levar novas peças ao GP, que, ano passado, foi palco da primeira vez em que Vettel conquistou um grand chelem – pole, volta mais rápida e vitória com 100% das voltas na liderança – resultado mais dominan­te que um piloto pode obter em um fim de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]