• Carregando...

Aos 66 anos, Dennis Flynn, um sul-africano branco de origem inglesa, nunca imaginou que um dia seria vizinho de Nelson Mandela. Até que um dia abriu a janela de casa e viu que logo ali, do outro lado da rua, um estádio começava a ser erguido. Inaugurado no final de 2009, o estádio Nelson Mandela já se tornou uma das atrações da linda cidade de Porto Elizabeth. Será sede de oito jogos do Mundial (incluindo a decisão do terceiro lugar) e vai ajudar, também, a valorizar a rua de Flynn.

Menos de duas décadas após o fim do regime de segregação racial, a Copa do Mundo da África do Sul está muito próxima. Para Flynn, a apenas alguns passos da porta de casa. Já a construção de um novo país, lamenta ele, parece bem mais distante.

"O que Mandela fez foi muito importante para a África do Sul. O problema é que os governos são sempre iguais. Antes eram brancos governando só para brancos, hoje são negros que só olham para os negros. Cada um pensa primeiro em si, ou no seu grupo, para depois prestar atenção no país", reclama.

Flynn diz que não vai a nenhuma partida da Copa porque não gosta de futebol - seu negócio é rugby. Ainda que ganhasse um ingresso, daria para outra pessoa, garante. Mesmo assim, tem a exata dimensão do que um torneio como esse pode significar para a África do Sul.

"Eu realmente acredito que as pessoas vão se unir pela seleção e também para dar ao mundo uma grande Copa. O esporte sempre ajuda nisso, ainda que em pequena escala. Lembro quando sediamos e vencemos o Mundial de rugby, em 95, e foi uma felicidade coletiva como nem sempre se vê", conta.

O país com oportunidades iguais para todos, como sonhou Mandela, segue em obras. Flynn acha que só será possível enxergar resultados nas próximas gerações. Mas grandes projetos são assim, começam do zero e parecem distantes até o dia em que se tornam realidade. Flynn aprendeu isso com Mandela e com o estádio que hoje vê pela janela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]