i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tirano "pacífico"

Versão comunista do Nobel, Prêmio Stalin da Paz foi dado a Jorge Amado e Oscar Niemeyer

  • PorFábio Calsavara, especial para a Gazeta do Povo
  • 30/12/2020 09:39
Stalin em 1945: por que esperar pelo Nobel se eu posso criar um prêmio com meu nome?
Stalin em 1945: por que esperar pelo Nobel se eu posso criar um prêmio com meu nome?| Foto: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

A União da Juventude Comunista publicou em seu perfil no Twitter, no último dia 27 de dezembro, uma homenagem à brasileira que há 68 anos recebeu um prêmio cujo nome pode ser encarado como um dos maiores oxímoros da história. A postagem se referia à costureira Elisa Branco e a homenagem recebida era nada mais nada menos que o Prêmio Stálin da Paz – algo tão paradoxal quanto os inexistentes, porém possíveis (segundo a lógica comunista), Prêmio Hugo Chávez da Democracia ou Prêmio Black Lives Matter de Tolerância.

Premiação de nome pomposo, o Prêmio Internacional Stálin pelo Fortalecimento da Paz entre os Povos foi a saída encontrada pelo Kremlim para tentar criar sua própria versão do Prêmio Nobel, só que voltada para o mundo comunista. Alfred Nobel, inventor da dinamite cujo nome é lembrado até hoje pelas condecorações oferecidas em reconhecimento a feitos extraordinários, era tido como alguém muito próximo dos czares russos. Além disso, ostentar medalhas de ouro e premiações em dinheiro oferecidas por uma fundação criada por um capitalista era visto pelas elites soviéticas como um ritual pertencente à burguesia e ao antigo regime.

Mais do que competir com uma das mais importantes premiações internacionais, a criação do Prêmio Stálin da Paz pode estar mais perto de uma espécie de vingança pelo não recebimento de nenhuma láurea por parte dos representantes do partidão na antiga URSS. Como conta o diretor de Pesquisa do Instituto Nobel Olav Njølstad, Josef Stalin e seu ministro Vyacheslav Molotov eram fortes candidatos ao Nobel da Paz em 1945, mas perderam para a Cruz Vermelha (que recebera naquele ano o prêmio referente a 1944) e para o “fundador da ONU”, o Secretário de Estado norte-americano Cordell Hull.

Em 1946 foi a vez de Alexandra Kollontay ser indicada para o prêmio Nobel da Paz. Ela fora chefe do serviço diplomático soviético na Noruega e lutou pela reconciliação entre russos e finlandeses nas guerras do Inverno (1939) e da Continuação (1941-1944). O governo russo já se preparava para comemorar a vitória na premiação burguesa quando os nomes de Emily Greene Balch e John Raleigh Mott foram anunciados pela Fundação Nobel.

A gota d’água veio em 1948, quando Stalin e Molotov foram novamente indicados ao Nobel da Paz. A concorrência não seria fácil, já que o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi também estava no páreo. Dois dias antes do fim do período das indicações para o prêmio daquele ano, contudo, Gandhi foi assassinado. Os responsáveis pela Fundação Nobel decidiram que uma premiação póstuma não seria adequada e decidiram não conceder a láurea por “não haver nenhuma pessoa viva merecedora do reconhecimento”.

Brasileiros premiados

No ano seguinte uma ordem executiva do Partido Comunista estabeleceu então a sua própria condecoração, cujo nome associava o líder político responsável pela morte de dezenas de milhões de pessoas (muitas delas no flagelo do Holodomor) ao fortalecimento da paz entre os povos. Porém, Stalin não figurou por muito tempo como nome do prêmio: em 1956, depois das denúncias feitas por Nikita Khrushchev no Congresso do Partido Comunista Soviético, quem passou a nomear a condecoração foi o igualmente terrível Lênin.

Diferente de seu “concorrente” ocidental, em vigor desde 1901 e ainda premiando iniciativas pela paz mundial, o Prêmio Lênin da Paz não resistiu à queda do Muro de Berlim e ao fim da União Soviética, tendo sido extinto em 1991. Durante sua vigência, três brasileiros foram agraciados com a condecoração. Além de Elisa Branco, o escritor Jorge Amado e o arquiteto Oscar Niemeyer também receberam o prêmio.

Menos famosa do grupo, Elisa Branco deixou de frequentar a escola aos 10 anos de idade depois de se desentender com a professora por ter comparecido a um desfile de 7 de Setembro com a roupa amassada. Após o incidente, a atitude tomada pela família bastante abastada foi a pior possível: eles passaram a educá-la em casa com livros e jornais comunistas. Em 1950, casada e mãe de duas filhas, Elisa era uma das líderes do Partido Comunista Brasileiro e organizou um protesto contra o apoio do governo brasileiro aos EUA na Guerra da Coreia. Ela foi presa e, dois anos mais tarde, já em liberdade, recebeu o convite para a condecoração no Kremlim.

Jorge Amado recebeu sua condecoração um ano antes, também um Prêmio Stalin da Paz. O escritor nunca escondeu ter o ditador soviético como um de seus ídolos, a ponto de ter escrito um livro inteiro para glorificar os feitos de Stalin. Em “O Mundo de Paz”, Amado tratou o soviético como “Mestre, guia e pai, o maior cientista do mundo de hoje, o maior estadista, o maior general, aquilo que de melhor a humanidade produziu”.

Oscar Niemeyer foi o último brasileiro a ser reconhecido pelo governo soviético com o prêmio, já sob o nome de Lênin, em 1963. Comunista assumido, o arquiteto classificou o período entre a Revolução Russa e a queda da União Soviética como “setenta anos de glórias”. “Tem gente que tem receio de falar de Stalin porque os americanos deram a ele uma imagem de um calhorda qualquer. E não é, é um sujeito fantástico. As melhores pessoas que eu conheci foram do Partido Comunista. Mesmo quando elas fogem da linha do partido, assim, teve o Araguaia, eles tinham idealismo, fizeram muito bem, Marighella era um sujeito fantástico”, disse Niemeyer em entrevista à revista Caros Amigos.

28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    salcutrim

    01/01/2021 22:50:31

    Sempre assim. Quem admira o comunismo são sempre os que nunca viveram sob esse regime nefasto. Vivi em paia comunista, sei bem o que isso significa. Stalin, segundo os historiadores russos, matou entre 30 e 60 milhões de pessoas. Todas elas eram más e ele bonzinho. Um amor de pessoa. Dizem que até o diabo acredita em Deus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Santos

      31/12/2020 15:00:29

      Fábio Calsavara não deveria ter omitido a mudança radical de pensamento de Jorge Amado, sobre o comunismo, a partir de 1955 e, como qualquer um pode assistir o próprio Jorge Amado, em entrevista fazendo um mea culpa REAL explicando sinteticamente a razão de ter abandonado o Comunismo. Amado viveria ainda 46 anos, mas jamais retornou a defender o comunismo. Errado é colocá-lo junto ao nefasto (ideologicamente) Niemeyer que viveu mais de um século. Esse sim, não deve ter se arrependido de nada, porque sabia que mesmo sendo um excepcional profissional, a carteira de comunista lhe facilitava, e muito, a vida profissional $$$.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        Polzonoff

        31/12/2020 16:56:59

        Oi, Paulo. Há, na matéria, um link para a entrevista que Jorge Amado concedeu a Geneton Moraes Neto logo depois da queda do Muro de Berlim. Sugiro a leitura. Abraço.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      31/12/2020 14:08:18

      O lugar no qual reina a máxima paz é o cemitério .. este prêmio rima muito bem com este lugar, mas não rima nada com Jorge Amado e Oscar Niemeyer

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        Bruno Santos Teles

        31/12/2020 12:52:01

        o comunismo deveria ser crime assim como o nazismo

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Luca

          31/12/2020 12:33:15

          O governo brasileiro reconhece que hitler foi um genocida, mas Stálin não, pois qualquer manifestação a favor de hitler é proibida, mas pra Stálin podem haver milhões de apoiadores sem constrangimento legal

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Antônio Soares de Mendonça

            31/12/2020 12:13:04

            Por que o nome Elisa Branco é um dos "maiores oxímoros da história"?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • L

              Luisa

              31/12/2020 13:21:46

              Releia, please!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • S

            Silvio Antonio Machado Lemos

            31/12/2020 11:50:05

            Pareo duro: quem assassinou mais em defesa de uma ideologia: Hitler ou Stalin. Premio Stalin da Paz. Brincadeira.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              Nm

              31/12/2020 11:19:26

              Stalin cometeu crimes de guerra, crimes contra a humanidade etc... só a esquerda pode fazer um negocio desses, fechar os olhos para a historia

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marco Polo

                31/12/2020 9:46:29

                =>” A postagem se referia à costureira Elisa Branco e a homenagem recebida era nada mais nada menos que o Prêmio Stálin da Paz – algo tão paradoxal quanto os inexistentes, porém possíveis (segundo a lógica comunista), Prêmio Hugo Chávez da Democracia ou Prêmio Black Lives Matter de Tolerância.”<=. É óbvio que para o mundo real, integro, lógico e sensato, esses prêmios são paradoxais. No entanto, para a esquerda composta de desajustados e marginais, com uma grande parte de adultos infantilizados, doutrinados, a lógica mater é “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é". Esquerda, Falsidade, Abjeção, Globo, tudo a ver!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • .

                  .

                  31/12/2020 4:00:20

                  Stalin "da paz" UHEAHUAEUHEAUEHAHUEAHEUAAHUEAHUEAUHEAUHEAUHAUHAEUHEUHAEEUHAEUHAHUEEHUAHAUAEHEAUEAHUEAHEUAHEAUHEAUAEHUEAHEUHEAUEAHUEAHEAUHUHUEAHEUAHEAUHEAUEHAUEAHEAUHEAUAEHUEAHEAUHEAUEAHUEAHUEAHEAUAEHEUHEAUHEAUEAHUEAHUHUEAHUEAHEAUHEAUEAHUEAHEAUHEUAHEAUEAHUEAHUEAHEAUHEAUEAHUEAHEAUHEAUHEAUAHEUAHEAUEHAEUEHAUEAHEUAHEA ai ai... UHAEEUHAEUHAEAUHEUHAAEUHAEUHAEUHEAHUEAHUAEUHEAUHEAUHEAUHEAUHEAEHAUEHAUEAUHEAHUEAUHEAHUEAUHEUHAEUHAEUHAEUHEAUHEAUHAEUHAEUHEUHAUHAEUHAEUHEAHUEAUHEAHUEAUHEAHUEAHUEAHUEAUHEUHAEUHAEUHAHEUAEUHAEAUHEAUHEHAUEAHUEAUHEAUHEAUHHAUEEAUHEAUHAEUHAEUHEAUHEAUHEAUHEAUHHEAUHEAUHEAEUHAUHEAEUHAHEUAEUHAUHEAAEUHEAUHEAUHUHEAEAUHEAUHEHAUEUHAHEUAHUEAHEUAEHAUUHEAEAUHEAUH 700 caracteres foi pouco .

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Injustus

                    31/12/2020 3:23:10

                    Prêmio da Paz com o nome de um GENOCIDA??? Só pode ser gozação. Né possível!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • I

                      Injustus

                      31/12/2020 10:57:29

                      Com absoluta certeza!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo Santos

                      31/12/2020 3:54:34

                      Verdade seja dita, Jorge Amado pulou fora desse barco, e se assistires a entrevista não é difícil acreditar que ele falava a verdade, quanto ao Oscar que desencarnou aos 105 anos, não teve qualquer tipo de arrependimento, muito pelo contrário, apesar de ser uma fera no que fazia, mas não consigo aplaudi-lo nem mesmo passados tantos anos de sua morte. Ou vocês acham que todo esse pessoal comunista não morre de amores por Stalin ? Ainda dizem que não existe Comunismo, mas ao entoarem a Internacional Comunista rola um discreto lacrimejar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Tony

                    31/12/2020 3:03:04

                    Não sabia que Oscar Niemeyer era comunista... Surpreso

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    4 Respostas
                    • A

                      André R.

                      31/12/2020 12:57:39

                      Por que não havia índios comunistas dentro das tribos ? Porque não havia o que roubar , simples ! O conceito de mérito predominava - ou virava pajé , ou gay.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • W

                      WONKA

                      31/12/2020 12:56:57

                      Em que mundo vc vive?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Cético

                      31/12/2020 3:22:41

                      Comunista da gema, mas com o dinheiro dos outros.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Injustus

                      31/12/2020 3:20:30

                      Kkkkkkkkkkkkk sempre foi. Kkkkkkkk

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo Santos

                    31/12/2020 1:59:54

                    Jorge Amado, já em sua maturidade, em entrevista, citou que para ele Stalin era seu pai e mãe, para Zélia tb. Quando tomou conhecimento dos crimes bárbaros do regime de Stalin resolveu abandonar o Partido Comunista, em 1955, e foi ameaçado de morte e de nunca voltar a escrever, mesmo assim na entrevista se mostrou totalmente arrependido de ter pertencido ao Comunismo, e cita quase ao final da entrevista que se encontra na internet: "Ideologia é uma mer.da !"

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      MARCIO DE OLIVEIRA NOGUEIRA

                      31/12/2020 4:58:20

                      Eu também vi este vídeo. Nele, é notória a decepção de Amado, digna de pena.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Maquiavel

                    30/12/2020 16:01:56

                    Comunista é a criatura mais asquerosa e desprezível que pode existir

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • B

                      Bruno Santos Teles

                      31/12/2020 12:54:35

                      aquele que comete crimes para si pode até ter recuperação, já aquele que comete crimes em nome de um "bem maior", para a "redenção da humanidade", esse só a forca cura.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CSG

                      31/12/2020 2:04:17

                      Milicianos são piores

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eden Lopes Feldman

                    30/12/2020 15:16:56

                    Inacreditável......

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Carlos

                      30/12/2020 13:34:34

                      Este pessoal deveria ter vergonha de se manifestar. Prêmio dado por genocida a pessoas que não merecem atenção no Brasil. Ridículo

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Paulo Santos

                        31/12/2020 2:13:40

                        Você não tomou conhecimento que Jorge Amado se arrependeu amargamente de ter pertencido a um partido comunista (PCB), e que foi perseguido por essa razão, ele e sua mulher, a Zélia Gattai. Amado foi traduzido em 80 países, em 50 línguas diferentes. Penso que tenha sido muito corajoso por ter abandonado o PCB em 1955, mesmo depois de alertado que deixaria de ser escritor, por ter abandonado o comunismo. Vejam que as narrativas continuam as mesmas. Na realidade foi alertado que seria CANCELADO, embora não usassem essa terminologia, COAÇÃO era o termo apropriado.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.