Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alvenaria estrutural

Segurança da construção

Uma das compradoras do Bou­levard de France, empreendimento residencial da Doria Cons­truções e Frentte Incor­poradora, no bairro Cristo Rei, em Curitiba, a bancária Yara Regina Rodrigues só percebeu que o prédio seria construído na chamada alvenaria estrutural quando leu algumas cláusulas do contrato que diziam, por exemplo, que paredes não po­deriam ser derrubadas. "Fui atrás, então, de mais informações sobre o sistema de construção que não conhecia. Visitei obras já prontas da construtora e me informei com o corpo técnico a respeito. Com isso consegui pedir a alteração de algumas coisas até uma certa fase da obra, como novos pontos de tomadas."

A informação de que a construção é em alvenaria estrutural é fundamental para a segurança do empreendimento. "Além de constar no contrato, colocamos a informação também no manual do proprietário e em plaquinhas espalhadas pelo prédio, inclusive nas áreas comuns, dizendo que paredes não podem ser derrubadas por serem construídas em al­­venaria estrutural", lembra May­ra, da Doria. "Colocamos a informação também no Registro de Imóveis, algo importantíssimo quando da venda do apartamento para um terceiro, que não recebeu orientação direta da construtora", diz o diretor técnico da Baú Cons­trutora.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.