Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Influência alemã

Thalia, um exemplar da arquitetura eclética

Com 133 anos, sede do clube na Comendador Araújo tem traços da arquitetura eclética com traços barrocos

Prédio foi construído com base na arquitetura eclética e tem elementos na fachada que flertam com traços barrocos do século 17 e 18, mas não na sua essência. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Prédio foi construído com base na arquitetura eclética e tem elementos na fachada que flertam com traços barrocos do século 17 e 18, mas não na sua essência. (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Um patrimônio da cultura alemã em Curitiba. Esta é a Sociedade Thalia. Fundado no século 19, o clube é um símbolo da preservação e divulgação da memória dos imigrantes germânicos. Sua sede social, localizada na Rua Comendador Araújo, pode até passar despercebida pelos mais desavisados, mas basta um olhar mais atento para perceber que o prédio preserva uma parte da história da cidade.

O início das atividades da sociedade, em 1882, foi resultado do desejo de 19 famílias vindas da Alemanha de se reunirem com os seus conterrâneos para matar a saudade da terra natal. Os primeiros encontros eram realizados no antigo Teatro Hauer, na Rua Mateus Leme. Depois, passaram pela Praça Tiradentes e a Rua XV de Novembro, sempre em endereços alugados.

“As famílias que se estabeleceram em Curitiba eram mais intelectualizadas, por isso o objetivo da sociedade estava mais voltado à cultura. Como a cidade não contava com iluminação pública, os encontros eram realizados aos sábados de lua cheia, para que as famílias pudessem retornar às suas casas”, conta o presidente do Thalia, Vilmar Anildo Schultz.

A mudança para o prédio próprio, que abriga a sede social do Thalia, ocorreu em meados da década de 1940. O terreno foi adquirido pelo clube em 1938 e o prédio, construído pelos Irmãos Thá, inaugurado quatro anos depois.

Na época, a novidade movimentou Curitiba e o clube passou a receber eventos memoráveis, como os bailes dos Estados e das Nações, além do Carnaval Bossa Nova. “Naquele tempo, as pessoas esperavam o Carnaval com ansiedade. Eram dias de festa que terminavam no chafariz da Praça Osório”, lembra Schultz. Quando a prefeitura proibiu o encerramento da festa nas águas da praça, o banho se transformou no “Banho de Cinzas”, na piscina do clube.

Com traços ecléticos, o prédio tem nos vitrais um dos destaques de sua fachada, simbolizando o prenúncio dos tempos modernos.

Expansão

Para responder a demanda e ampliar a oferta de lazer para seus associados, o Thalia iniciou seu processo de expansão primeiramente para o campo, em 1967, com a fundação da Sede Fazenda, no município de Balsa Nova.

Cinco anos depois, nascia a Sede Praia, com uma área de 2 mil m² construídos na Ponta de Caieiras, em Guaratuba. Em 1988, foi lançada a pedra fundamental da Sede Olímpica, quarto espaço do clube localizada no Tarumã. Com 5 mil m² construídos e 105 mil m² de terreno, o espaço deverá receber ainda neste ano as obras do novo ginásio de esportes.

Hoje, o Thalia reúne 11 mil associados – entre sócios e dependentes – e tem suas atividades baseadas no tripé cultura, recreação e esporte. Segundo o presidente, uma das maiores dificuldades do clube tem sido investir na preservação do prédio, que depende da liberação do município para a venda do potencial construtivo do empreendimento. “Estamos há quatro anos buscando a liberação para a comercialização de cerca de 6 mil m² de potencial. Mesmo provando que estes recursos seriam direcionados para manter a construção, ainda não tivemos a liberação”, pontua.

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

1 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

2 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

3 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

4 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

5 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

6 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

7 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

8 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

9 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

10 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

11 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

12 de 13

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo

13 de 13

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.