• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A CRE (Comissão de Relações Exteriores) aprovou nesta quinta-feira (5) um acordo entre Brasil e Itália que estabelece o reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação de residentes em ambos os países. Ou seja: os brasileiros que moram na Itália terão a CNH brasileira reconhecida como o documento de habilitação.

Mais de 70 mil brasileiros que moram na Itália devem se beneficiar do acordo, cujo texto segue para análise do Plenário do Senado.

Leia também: Está devendo pensão alimentícia? Sua CNH pode ser suspensa

Tal reconhecimento já era estabelecido pela Convenção de Viena, mas, de acordo com mensagem do Itamaraty, a Itália não cumpre o acordo e exige que os brasileiros habilitados que residem no país tirem a habilitação italiana, pagando as taxas e realizando os exames necessários.

O governo italiano se defendeu afirmando que a Convenção de Viena não cobre integralmente suas exigências, o que criou a necessidade de assinatura de um acordo bilateral.

Leia também: CNH digital tem data de lançamento adiada

Caso seja aprovado em Plenário, o acordo vai permitir que os brasileiros tirem a carteira de habilitação italiana com isenção de taxas e sem ter que realizar os exames teóricos e práticos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]