Procura pela Defensoria costuma formar fila em Curitiba.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A cada reportagem sobre crimes, danos ao patrimônio ou suspeitas de desvio do erário público, por exemplo, entram em cena alguns órgãos, como o Ministério Público e a Defensoria Pública. Não raro pairam dúvidas sobre a atuação de cada um deles. Nenhum dos dois têm a atribuição de julgar. E, mesmo assim, ambos são fundamentais em um país democrático.

CARREGANDO :)

O Ministério Público, grosso modo, tem a missão de fiscalizar o cumprimento da lei no Brasil. Enquanto que a Defensoria atua na defesa de quem não possui condições financeiras de arcar com um advogado particular. Entenda, a seguir, um pouco mais sobre a atuação desses dois órgãos que tanto estampam o noticiário diário.

Ministério Público

O Ministério Público (MP) é um órgão que fiscaliza o cumprimento da lei no Brasil. Na Constituição de 1988, o MP está incluído nas funções essenciais à Justiça e não tem vinculação funcional a qualquer dos poderes do Estado.

Publicidade

Como fiscal das leis, o órgão é um defensor do povo. É papel do MP resguardar o patrimônio nacional, o patrimônio público e social. O que inclui o patrimônio cultural, o meio ambiente, os direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso.

O MP atua também na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis e no controle externo da atividade policial. Desta forma, o órgão trata da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Os membros do MP têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

Organização do MP

A organização do MP no Brasil está dividida entre o Ministério Público da União (MPU) e o Ministério Público dos Estados (MPE). O MPU compreende os ramos: Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O MPE possui unidades representativas em todos os Estados e atua em casos que dizem respeito ao referido estado. Entre as principais atribuições do MPE estão ajuizar ação penal pública e exigir dos gestores públicos e dos serviços o cumprimento dos direitos citados pela Constituição Federal, como a defesa do meio ambiente, do consumidor e do patrimônio público e exercer o controle externo da atividade policial.

Defensoria pública

É uma instituição pública que presta assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar por esse serviço. O Defensor Público é uma pessoa formada em Direito e aprovada em concurso público de provas e títulos. A principal função do Defensor é atuar em defesa daqueles que não possuem condições financeiras de pagar um advogado.

Publicidade

Ele pode auxiliar em uma orientação jurídica, dar entrada em uma ação ou fazer uma defesa judicial.

A defensoria atua nas áreas de Direito de família, cível, criminal, infância e juventude, execução penal. Podem ser atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.

Importante salientar que não é necessário encaminhamento de outros órgãos.

Os interessados podem procurar diretamente a Defensoria Pública.

Veja também
  • Meia maratona bloqueia trânsito em ruas centrais
  • Redução da velocidade de automóveis diminui o número de acidentes graves
  • Agência Nacional de Saúde suspende venda de 73 planos
Publicidade
Fontes: Defensoria Pública do Paraná e Conselho Nacional do Ministério Público.