• Carregando...
Manifestante de 75 anos sangra na calçada após ser derrubado por policiais em Buffalo, EUA, 4 de junho de 2020
Manifestante de 75 anos sangra na calçada após ser derrubado por policiais em Buffalo, EUA, 4 de junho de 2020| Foto: Mike Desmond / WBFO NPR / AFP

Cinquenta e sete policiais em Buffalo, no estado americano de Nova York, pediram demissão nesta sexta-feira da unidade de resposta de emergência em apoio a dois policiais que foram suspensos depois de empurrar um homem de 75 anos durante protesto antirracista na quinta-feira.

Um vídeo flagrou o incidente e mostrou o manifestante sangrando na calçada enquanto outros policiais passavam por ele. O idoso teve um ferimento grave e foi levado de ambulância a um hospital. O advogado da vítima, identificada como Martin Gugino, disse em comunicado divulgado à imprensa americana que ele está em condição "séria, mas estável" e que está "alerta".

Dois policiais que aparecem no vídeo foram afastados de suas funções sem direito à remuneração e uma investigação está em andamento para apurar o caso. Segundo a CNN, os 57 policiais - a equipe inteira da unidade de choque - pediram demissão da unidade mas não da corporação. Eles ainda serão empregados do departamento de polícia de Buffalo e receberão seus salários, mas não atuarão mais nesta equipe.

O sindicato de policiais defendeu os agentes afastados. "Cinquenta e sete se demitiram enojados com o tratamento dado a dois de seus membros, que estavam simplesmente cumprindo ordens", disse John Evans, presidente da Police Benevolent Association, que representa policiais de Nova York, segundo o canal local WGRZ.

O prefeito de Buffalo, Byron Brown, disse que a cidade tem um plano de contingência para a situação da unidade de resposta de emergência e que a cidade estará segura durante as manifestações.

Martin Gugino é um ativista de longa data e membro de grupos de defesa de direitos civis como o Western New York Peace Center, amigos seus disseram ao jornal local Spectrum.

Os protestos em Buffalo, assim como em dezenas de outras cidades dos EUA, pedem por justiça no caso da morte de George Floyd e denunciam a violência policial e o racismo no país.

As imagens abaixo contêm cenas fortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]