Centro de testagem em Xian, cidade onde mais de 13 milhões de pessoas estão confinadas em suas casas devido a um surto de Covid-19| Foto: EFE/EPA/STRINGER
Ouça este conteúdo

No país mais populoso do mundo e onde surgiu a Covid-19, apenas 4.636 pessoas morreram da doença; para efeito de comparação, o Paraná acumula 40.667 mortes desde o início da pandemia.

CARREGANDO :)

Destas 4.636 mortes, 4.632 ocorreram até abril de 2020. Desde então, apenas mais quatro óbitos foram registrados, metade deles em 2021 inteiro. Pouco mais de 100 mil chineses tiveram Covid-19 desde que os primeiros casos foram registrados em Wuhan, enquanto o Paraná, com uma população mais de 120 vezes menor, já soma quase 1,6 milhão de infectados.

Parece inacreditável, mas estes são os dados oficiais da Covid-19 na China divulgados pelo governo do país – naturalmente, nenhum pesquisador sério considera que traduzam a realidade.

Publicidade

Em artigo publicado no fim de semana no site da revista Forbes, o pesquisador George Calhoun, do Instituto de Tecnologia Stevens, dos Estados Unidos, apontou que o índice de mortes por Covid-19 na China a cada 100 mil habitantes é “uma impossibilidade estatística, médica, biológica, política e econômica”.

As estatísticas oficiais da ditadura chinesa indicam 0,321 óbito pela doença a cada 100 mil pessoas desde o início da pandemia, enquanto nos Estados Unidos o índice é de 248 por 100 mil habitantes – quase 800 vezes maior.

Situações de subnotificação são comuns em momentos de epidemias e pandemias, e mesmo nos Estados Unidos a revista The Economist estimou que 30% das mortes por Covid-19 não entram nas estatísticas. Mas o caso chinês aparenta ser uma política de Estado.

Com base no mesmo modelo, que leva em conta fatores como demografia e alterações bruscas nas curvas de mortalidade (que permitem ter uma ideia melhor do número real de mortes pela Covid-19 em países onde a testagem é baixa), a Economist calculou que a taxa de mortalidade pela doença é subestimada em 17.000% na China e que o verdadeiro número de mortes pelo coronavírus no país estaria em torno de 1,7 milhão, mais que o dobro dos Estados Unidos, país que acumula o maior número oficial de óbitos em decorrência da Covid-19 (aproximadamente 825 mil).

A China alega que seus inacreditáveis índices durante a pandemia são resultado da sua política agressiva de Covid zero, que impõe severos lockdowns quando são verificados surtos da doença. O mais recente foi aplicado na cidade de Xian e é o maior desde o ocorrido em Wuhan no início de 2020: desde dezembro, mais de 13 milhões de pessoas estão confinadas em suas casas e há relatos de falta de comida e outros itens de primeira necessidade.

Publicidade

A ditadura chinesa aponta que essa política fez com que 97% das mortes por Covid-19 na China ficassem restritas a Hubei, província da qual Wuhan é capital.

No fim de semana, Li Yang, ex-cônsul geral da China no Rio de Janeiro e atualmente conselheiro do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores chinês, alfinetou o governo dos Estados Unidos ao retweetar uma mensagem de um partido de extrema esquerda americano que apontava que 415 mil pessoas morreram de Covid-19 nos EUA e apenas duas na China em 2021: “Os políticos americanos acreditam firmemente que devem se preocupar com o alegado problema dos direitos humanos na China!”.

Porém, um artigo de 2020, da revista Nature, já colocava em xeque o argumento da eficácia do isolamento de Wuhan, ao sugerir que, quando teve início o bloqueio da cidade, em 23 de janeiro daquele ano, a doença já se disseminava pelo país, devido à movimentação tradicional que ocorre na época do Ano Novo Chinês.

Na China, muitas pessoas viajam no período Chunyun, que dura cerca de 40 dias – apenas em 2019, foram quase 3 bilhões de viagens individuais. Em 2020, esse período durou de 10 de janeiro a 18 de fevereiro, coincidindo com a fase inicial da pandemia.

O primeiro caso de Covid-19 fora de Wuhan foi registrado em 17 de janeiro. No final de março, mais de 90% das cidades da China continental haviam registrado casos da doença, segundo a Nature, com a maioria das prefeituras confirmando os primeiros registros entre 23 e 26 de janeiro.

Publicidade

Calhoun argumentou que a China já é conhecida pela baixa confiabilidade dos seus dados econômicos e que se recusa a colaborar com investigações sobre as origens do Sars-CoV-2 – dessa forma, a subnotificação de mortes pela Covid-19, apesar de absurda, já seria algo esperado.

“Parece claro que, por volta de abril de 2020, Pequim decidiu parar de relatar a maioria das estatísticas relacionadas à Covid. A destruição, alteração ou supressão desses dados vitais é um problema não apenas para a China e seus cidadãos, mas para todo o mundo. Isso distorce nossa compreensão da Covid e da melhor maneira de responder a ela. Alimenta ansiedades geopolíticas. Acarreta graves consequências econômicas que só agora começam a aparecer”, lamentou o pesquisador.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]