• Carregando...
Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad disse que "vai derrubar a arrogância global" | Reuters
Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad disse que "vai derrubar a arrogância global"| Foto: Reuters

O presidente reeleito do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quinta-feira (16) que o seu próximo governo "vai derrubar a arrogância global", sinalizando que adotará uma política dura em relação ao Ocidente.

"A nação iraniana elegeu uma pessoa que eles (os inimigos do Irã) não queriam. A escolha da nação iraniana é o pesadelo deles", declarou o presidente a uma multidão no mais proeminente templo religioso do país, na cidade de Mashdad, nordeste do Irã.

O ataque de Ahmadinejad contra os "inimigos" de Teerã deve frustrar ainda mais os Estados Unidos e os seus aliados, que buscam viabilizar negociações diplomáticas com o Irã sobre o seu programa nuclear.

Os líderes ocidentais haviam criticado a repressão aos protestos que se seguiram às eleições presidenciais de 12 de junho, as quais o candidato derrotado, o moderado Mirhossein Mousavi, classificou como fraude.

Ahmadinejad afirmou que os inimigos do país tentaram estimular a violência no Irã. Declarou que Teerã defendia a "lógica e as negociações", mas que as potências ocidentais insultaram a nação e têm que pedir desculpas.

Líderes iranianos têm o costume de se referir aos Estados Unidos e aos aliados dos norte-americanos como a "arrogância global".

"Assim que o novo governo se estabelecer, com poder e autoridade, dez vezes mais do que antes, ele vai entrar no cenário global e vai derrubar a arrogância global", afirmou o presidente iraniano.

"Eles devem esperar pois uma nova onda de pensamento revolucionário da nação iraniana vem a caminho, e nós não permitiremos que a arrogância tenha uma só noite de bom sono", afirmou Ahmadinejad, de acordo com a transmissora estatal IRIB.

O chefe da agência iraniana de energia atômica, um aliado do ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, rival de Ahmadinejad, deixou o posto depois de 12 anos, segundo a imprensa do Irã, que não disse, contudo, se a saída de Gholamreza Aghazadeh tem alguma ligação com as eleições.

E no que pode ser a sua primeira participação em um evento público desde a votação, Mirhossein Mousavi planeja ir nesta sexta-feira em Teerã a orações comandadas por Rafsanjani, clérigo influente que o apoiou nas eleições. A informação foi divulgada pelo site de Mousavi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]