Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos humanos

Alta Comissária da ONU pede que Iraque cesse com execuções

La Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Louise Arbour, pediu, nessa quarta-feira, que o Iraque cesse com as execuções de dois ex-funcionários do governo do ex-presidente Saddam Hussein.

Um pedido anterior feito por Arbour para que não se concretizasse a sentença de morte contra o próprio Saddam, executado sábado passado, não recebeu a devido atenção das autoridades em Bagdá.

Arbour disse que enviou sua mais recente solicitação, com relação ao meio-irmão de Saddam e ex-chefe da Inteligência Barzan al-Tikriti e o ex-juiz Awad al-Bander, diretamente ao presidente iraquiano, Jalal Talabani.

-A lei internacional, como estabelece atualmente, só permite a imposição da pena de morte como uma medida excepcional dentro de rigorosas restrições legais - disse a ex-juíza da Suprema Corte canadense.

Arbour disse ainda que as preocupações que expressou sobre a justiça e a imparcialidade do julgamento a Saddam, também aplicadas aos outros dois homens, pelas quais apelou contra suas sentenças, do mesmo modo que fez com relação a Saddam Hussein, foram rechaçadas.

-Por isso, hoje apelei diretamente ao presidente da República do Iraque para deter a execução das sentenças.

Sobre as obrigações internacionais do Iraque, Arbour enfatizou que o governo de Bagdá tinha obrigação a dar aos dois o direito de buscar a comutação da pena ou o perdão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.