• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

O Canadá se preparava nesta sexta-feira para receber a tempestade tropical Noel, transformada em furacão, que já matou pelo menos 122 pessoas e provocou a evacuação de milhares de outras em sua passagem pelo Caribe.

"Tudo leva a crer que a passagem do Noel será devastadora", advertiu o Centro canadense de furacões de Halifax, Nova Escócia (leste do Canadá), que prevê rajadas de até 130 km/h e 70 mm de chuva neste final de semana na costa atlântica do país.

A tempestade foi particularmente devastadora na República Dominicana onde pelo menos 79 pessoas morreram e 43 estão sendo dadas como desaparecidas, segundo cifras fornecidas pela Comissão nacional de emergência, com as autoridades temendo um risco de epidemias.

Cerca de 65.000 pessoas ficaram sem suas casas desde domingo e muitas estão alojadas em abrigos públicos, em condições precárias.

O furacão Noel deixou 43 mortos no Haiti, segundo balanço provisório divulgado na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil haitiana, que registrou também 15 desaparecidos e 75 feridos.

Mais de 14.000 pessoas estão em alojamentos e mais de 3.350 famílias foram afetadas, de acordo com o documento.

"Enfrentamos dificuldade para atender às pessoas dos alojamentos provisórios", declarou Alta Jean-Baptiste, diretora da Defesa Civil. "As estruturas não são apropriadas", acrescentou.

Mais de 4.850 casas foram danificadas pelas chuvas, 1.075 foram destruídas e inúmeros cultivos foram atingidos pelas inundações.

Em Cuba, onde se transformou em furacão, trinta mil pessoas foram evacuadas, e as vias de comunicação destruídas impedem o encaminhamento de socorro às populações.

A tempestade foi reclassificada como furacão de categoria 1, a menos elevada na escala de Saffir-Simpson que vai até 5, pelo Centro Nacional de furacões (NHC) com sede em Miami (Flórida).

O olho do ciclone se afastava das Bahamas com ventos mais e mais violentos soprando a 120 kmh, após provocar chuvas diluvianas nas ilhas de Andros e Nova Providência, onde fica a capital Nassau.

Atualmente entre as Bahamas e as Bermudas, Noel segue para a Nova Escócia, que deve atravessar sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]