• Carregando...
Boris Johnson no momento em que chegava para votar em Londres, nesta quinta (5): premiê vinha sendo acuado pelo escândalo do Partygate e pela insatisfação da população com a alta dos preços e do custo de vida
Boris Johnson no momento em que chegava para votar em Londres, nesta quinta (5): premiê vinha sendo acuado pelo escândalo do Partygate e pela insatisfação da população com a alta dos preços e do custo de vida| Foto: EFE/ANDY RAIN

Os resultados parciais das eleições locais no Reino Unido, realizadas na quinta-feira (5), indicam que o Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson, deverá perder grande número de cadeiras. Antes do pleito, o premiê estava acuado pelo escândalo do Partygate e pela insatisfação da população com a alta dos preços e do custo de vida.

Os britânicos escolheram os integrantes de 146 conselhos unitários, metropolitanos e distritais na Inglaterra, 32 conselhos na Escócia e 22 no País de Gales.

Segundo informações da BBC, a apuração parcial indica que os conservadores já perderam mais de 330 assentos em conselhos locais na Inglaterra. Na Escócia, o Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês) foi o mais votado, com o Partido Trabalhista substituindo os conservadores como a segunda maior legenda. O SNP somou 23 conselheiros a mais, enquanto os trabalhistas ganharam 19. Os conservadores perderam 62.

No País de Gales, os conservadores perderam para os trabalhistas o único conselho que dominavam, Monmouthshire. Os resultados finais das eleições locais britânicas devem ser conhecidos neste sábado (7).

Os pleitos regionais coincidiram com a eleição da Assembleia da Irlanda do Norte, onde o Sinn Fein, ex-braço político do IRA, aparece na apuração parcial como o mais votado como primeira opção. Se confirmada, seria a primeira vitória de um partido nacionalista irlandês na casa desde a criação da Irlanda do Norte, em 1921.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]