• Carregando...
Fachada da Catedral de Notre Dame, em Paris: um dos pontos turísticos explorados pelos pedintes. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Fachada da Catedral de Notre Dame, em Paris: um dos pontos turísticos explorados pelos pedintes.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

No extremo oposto da estação, na Rua de l’Arrivée, Lotz, de 55 anos, postado em uma das escadarias de acesso à Gare Montparnasse, cumpre um horário germânico em busca de esmola: chega todos os dias às 8h20, e vai embora às 14h.

Alemão de nascimento, ele viajou em 1998 para a França, de onde nunca mais saiu. Por seis anos trabalhou como um empregado faz-tudo em um restaurante ali mesmo nas proximidades da estação, e depois passou para um outro vizinho, onde permaneceu por dois anos.

“Sempre trabalhei clandestinamente, nada declarado, então não tenho direito a nada. Por meses dormi num esconderijo naquele edifício (indica o outro lado da rua)”, conta.

Hoje, Lotz desembolsa 320 euros por um quarto alugado em uma habitação de propriedade da SNCF, a rede ferroviária francesa. No último verão, seus amigos da companhia de trem conseguiram passagens de graça para que possa ir visitar suas duas filhas na Alemanha. Para pagar o aluguel, ele tem atualmente um trabalho parcial como distribuidor de jornais.

“E as esmolas são para gastar com a vida”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]